Home

Formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos/SP e especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

CROMG 29361.





Quando quiser fazer uma pergunta e desejar uma resposta mais rápida, pergunte em minha página do Facebook, pois é complicado responder nos comentários do blog. Mas eu só vou responder quem curtir, ok? Agradeço a atenção e sua visita.

https://www.facebook.com/ortodontiadrasoniaaraujo/


30 comentários:

  1. Bom Dia Sônia, tudo bem?! Obrigado por postar o link com o artigo do cirurgião dentista e a relação da Quiropraxia.
    Infelizmente o link não está levando para a página certa e só para "Home".
    Segue o link completo: http://quiropraxiaclinica.wordpress.com/perguntas-sobre-quiropraxia-e-o-tratamento-de-quiropraxia/cirurgiao-dentista-e-a-quiropraxia/

    Um ótimo dia.
    Atenciosamente;
    Dr. Fabio Corsini Motta -
    Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr Fábio! Eu corrigi o link, mas parece que continua levando para home. Obrigada pela atenção. Tentei postar no seu site, mas não consegui.
      Abs.

      Excluir
  2. Olá Dra. Sonia. Estou pensando em conversar com um dentista sobre a retirada do freio labial. Eu tinha um diastema e corrigi com o uso de aparelho, porém às vezes quando sorrio aparece o freio e é muito feio. Gostaria de saber se a retirada do freio também tem efeito sobre o lábio superior pois li na internet que o sorriso fica mais harmônico pois solta o lábio superior e a ponta do nariz, esta informação está correta?? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se quando você sorri aparece o freio, provavelmente ele está com o tamanho aumentado. Se isso te incomoda, aconselho que procure mesmo um dentista.
      A frenectomia geralmente "libera" o lábio superior e com certeza o sorriso fica mais bonito. Quanto à ponta do nariz, é consequência... O lábio ficando mais "livre" para o sorriso, a harmonia entre lábio e ponta do nariz realmente melhora.

      Abs.

      Excluir
  3. Olá, Dra.Sônia!
    Eu gostaria de saber se colocar aparelho fixo apenas na arcada dentária superior ocorre algum problema posteriormente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila! O ideal é colocar em ambas ar arcadas, porque cada dente superior tem o lugar certinho para se encaixar na arcada inferior.
      O problema que pode ocorrer seria os dentes voltarem as posições antigas por falta de correto contato, fechar a boca e não haver contato, "mordida errada", mastigação insatisfatória... Cada caso é um caso, é preciso ver para poder opinar.
      Abs.

      Excluir
  4. Ana Carolina
    Olá Sônia boa noite!
    coloquei o apararelho faz um ano sendo que não estou satisfeita, pois não observei grandes mudanças nesse período, a previsão de conclusão do tratamento é de 4 anos, na sua opinião desistir pode trazer alguma complicação para a arcada dentária, estou a esse tempo todo só com o aparelho da parte superior.

    ResponderExcluir
  5. Olha, Ana Carolina, é difícil falar sem ver clinicamente. Eu diria que um ano já é tempo suficiente para se obter bons resultados. O ideal seria expressar suas dúvidas com o profissional, explicar o que não te agrada, enfim, os resultados que gostaria de obter.
    Como o tratamento ortodôntico é longo, há necessidade de confiança e entrosamento entre paciente/profissional.
    Se realmente não deseja prosseguir e optar por tirar o aparelho, você pode colocar uma aparelho removível para manter os resultados conseguidos até agora. Se não colocar esse ap. removível, provavelmente os dentes irão se movimentar e voltar a ocupar a posição anterior ao tratamento.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ DOUTORA AS PECINHAS DO AUTO LIGÁVEL QUEBRAM FACILMENTE? TEM ALGUM COLORIDO?MEU EMAIL É ANACARLADEUS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Carla.
    As pecinhas do aparelho autoligável são iguais às do aparelho metálico tradicional, saem ao morder algo muito duro: balas, amendoim, pipoca, torresmo... Pelo que eu sei até o momento, ainda não vi autoligáveis coloridos (os bráquetes). Abs.

    ResponderExcluir
  8. Olá doutora! Parabéns pela qualidade do blog e por ser tão solícita em responder aos internautas. Uso aparelho fixo há 4 meses e já noto boas diferenças. A previsão de uso é entre 12 e 15 meses. Meu aparelho é o autoligado. Gostaria, se possível, de saber duas coisas: a primeira é que tenho a mordida profunda e o aparelho de cima ainda fica batendo no de baixo. Será que vou ficar ainda muitos meses com esse incômodo? A segunda coisa que queria saber é que a linha média da arcada superior coincide com a inferior mas é desviada uns 2 mm da linha média facial. O aparelho corrigirá isso? Precisarei usar elásticos intraorais? Já estou usando fios de secção retangular. Isso significa que já estou finalizando o tratamento?Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A mordida profunda demora um pouquinho para resolver. No mínimo uns 8 meses, depende do tamanho dessa mordida profunda e se está sendo resolvida somente com o ap. fixo.
      Para corrigir desvio de linha média é necessário movimentar os dentes anteriores até que ela fique coincidente com a face. Se está desviada 2mm para a direita (p. ex), há necessidade de um espaço de 2mm para a esquerda e movimentar os dentes para lá. Isso pode ser feito com o auxílio de elásticos na arcada para tracionar os dentes no sentido que se quer e também com elásticos intermaxilares. Com certeza terá que usar elásticos intermaxilares (intraorais).
      O fato de estar usando fios retangulares significa que seus dentes estão bem alinhados, caso contrário o fio retangular não passaria... Mas não significa que está finalizando o tratamento, visto haver problemas inter arcadas, tais como mordida profunda e desvio de linha média.

      Agradeço o elogio e espero ter ajudado em suas dúvidas.
      Abs.

      Excluir
  9. Dra. o que fazer quando apenas a arcada superior tem desvio de linha média(em relação à linha média facial)? e o que fazer quando as duas arcadas estão desviadas para o mesmo lado?

    ResponderExcluir
  10. Olá Dra. meu caso é o seguinte. Eu usei aparelho por 3 anos, os dentes ficaram perfeitos assim que eu tirei o aparelho, mas agora depois de 1 ano os dentes estão começando a entortar, agora para mim por novamente o aparelho terei que pagar manutenção ao dentista ou é obrigação dele que isso não acontecesse ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, depois que se tira parelho ortodôntico fixo deve-se colocar aparelho de contenção, tanto superior quanto inferior. Geralmente pedimos para o paciente que use esse aparelho de contenção 6 meses dia e noite tirando apenas para comer e mais 6 meses somente à noite (todas as noites). Se faz um ano que você tirou os aparelhos fixos, deveria ainda estar usando contenção noturna e deveria ainda retornar ao dentista para uma avaliação...
      Se você não usou contenção, com certeza os dentes mudaram de posição. Não tem como o dentista impedir que seus dentes mudem de posição, sem uso de contenção... Os dentes geralmente mudam mesmo, se ficam livres... A própria força de mastigação induzirá a esses movimentos.
      Portanto, é interessante saber o que aconteceu nesse período de um ano...
      Volte ao dentista e converse com ele. Os bons profissionais sempre procuram resolver os problemas de sus pacientes.
      Um grande abraço.

      Excluir
  11. Olá, Sônia! Tenho um dente inferior incisivo que foi se entortando ao longo do tempo pra frente. Se eu usar aparelho ortodôntico, terei que extraí-lo? Será que não tem como apertar um pouco os outros para ele caber de volta? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefany, não tem como responder sem ver documentação ortodôntica e fazer exame clínico. Procure um ortodontista para um correto diagnóstico. Provavelmente o aparelho ortodôntico "colocará" o dente no lugar. Abs.

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder!

      Excluir
  12. Ola Dr.ª uso aparelho a 5 anos e agora vou tirar poderia me informar se a limpeza é feito antes ou depois da retirada? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone! A profifaxia (limpeza) deve ser realizada quando da retirada do aparelho fixo. Há necessidade de remoção de resinas ficam "grudadas" nos dentes, polimento, remoção de manchas escuras que podem ter aparecido...
      Durante o tratamento podem ser realizadas profilaxias também, o mais indicado é o jato de bicarbonato.
      Abs.

      Excluir
    2. Olá, Sônia!
      Tenho 16 anos, vou colocar aparelho fixo para trazer a arcada inferior mais pra frente e a superior mais pra trás, e terei que extrair um dente incisivo inferior, pois não há espaço para o alinhamento. Mas não ficaria realmente estranho apenas um dente incisivo frontal no meio e dois incisivos laterais?
      Será que não tem como ajeitar a oclusão sem ter que alinhar os dentes um ao lado do outro, e não precisar extrair? Eles são um pouco tortos, mas não acredito que interfiram em algo.
      Muito Obrigada!

      Excluir
    3. Em determinados casos selecionados se extrai um incisivo inferior. Para responder a sua pergunta eu precisaria ver a documentação ortodôntica e fazer o exame clínico. O melhor é conversar com seu dentista e expor suas dúvidas. O tratamento ortodôntico é longo, há necessidade de amizade entre profissional/paciente...
      Abs.

      Excluir
  13. Olá novamente, Sônia. Ouvi falar que 90% das pessoas que usam aparelho ortodôntico acabam tendo reabsorção radicular... Isso não faz com que os dentes fiquem mais rapidamente suscetíveis à queda? Isso tem tratamento? :(
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefany, segundo um renomado professor de periodontia da USP, o professor Alberto Consolaro, todo tratamento ortodôntico provoca reabsorção dentária em menor ou maior grau. Isso significa que há reabsorções praticamente invisíveis e outras bem visíveis. Retirado o aparelho a reabsorção cessa. Os dentes não ficam suscetíveis a "queda", ou seja, você quis dizer à perda do dente. Somente se perderia um dente caso ele tivesse mais de 2/3 de raiz reabsorvida, e às vezes, nem assim ele é considerado perdido.
      Abs.

      Excluir
  14. Tinha a Mordida cruzada e as uns 3 meses a corrigi . só que de um tempo pra cá percebi que minha face tinha um lado um pouco maior que o outro . nada muito aparente ,não sei se é só impressão , pois perguntei ao meu dentista e ele disse que não era . mas mesmo assim estou receosa , ser for uma assimetria de leve vai se desenvolver mais com o tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janainy!
      Mordidas cruzadas tratadas na idade adulta parecem deixar uma leve assimetria na face... Geralmente só percebida pela pessoa que tinha essa mordida cruzada. Mas com o tempo, com as modificações sofridas pela face no processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, tudo isso parece desaparecer. Fique tranquila. Abs.

      Excluir
  15. Oi tudo bem?
    Gostaria que você me tirasse uma duvida.
    Tenho os dois caninos de leite, tenho 22 anos. Quando fui no dentista eu nem sabia que eles eram de leite rs, Então minha dentista colocou um aparelho pra poder abrir espaço para o dente que vai substituir ele descer, até que ele ta descendo rapido.
    Mas agora eu estou com medo, porque eu vou ter que extrair meus dois caninos, estou com vontade de desistir :(
    Se eu não extrair terei problema? Poderei usar aparelho normalmente? Eu tenho um espaço nos dente da frente, só queria fechar ele!
    Queria ouvir uma segunda opinião.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Isso acontece muitas vezes com os caninos permanentes, eles ficam retidos e o dente decíduo(de leite) ficam no lugar.
      Para que os dentes permanentes ocupem o espaço determinado a eles, é necessário que você extraia os dentes decíduos, obviamente. Não é bom ficar com os decíduos, pois cedo ou tarde irão sair ( pois são dentes de leite)...
      Outra coisa... O diâmetro dos dentes de leite é menor que dos permanentes, ou sejam, ocupam menor espaço. Talvez o diastema (espaço entre os incisivos) seja devido à presença deles, e ao colocar os permanentes no lugar, isso fará com que o diastema se feche.
      Ou seja, continue com o tratamento ortodôntico e extraia os dente de leite. Os caninos permanentes chegarão ao lugar e provavelmente o diastema ficará fechado. Fique tranquila e confie no seu dentista que está demonstrando competência no seu tratamento. Um grande abraço.

      Excluir
  16. Oi , então já faz 1 ano que estou com aparelho , e de um tempo para cá minha gengiva esta inchada , oque pode ser ? rejeição do aparelho ?

    ResponderExcluir
  17. desculpe mas tem um erro na imagem onde diz ligamento periodontal. estamos a falar portanto de vasos, linfa e nervos constituintes da polpa.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.