segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dentes supranumerários

Muitas vezes acontece de se descobrir na radiografia panorâmica um dente "a mais", ou seja, o que se chama em odontologia de dente supranumerário. Não se sabe exatamente o porque do aparecimento de um dente supranumerário, podendo aparecer entre os dentes permanentes ou entre os dentes de leite. sendo mais comum na dentição permanente.
Nossa dentição permanente é composta de 32 dentes. Obviamente que supranumerário é considerado  aquele que não está dentro desse grupo de 32 dentes. Pode surgir em qualquer lugar da arcada dentária. Quando surge na linha médiana da arcada dentária , é chamado de mesiodens.

Esse dente à mais pode estar no trajeto de erupção de outro dente, prejudicando seu "nascimento"... Isso torna urgente a remoção desse dente supranumerário. Isso pode ser visto na ilustração abaixo. Havia demora na erupção dos incisivos centrais permanentes da criança.




Exemplo de mesiodens, supranumerário na linha média:


O supranumerário pode estar escondido atrás do siso também, vejam só :


Seja qual for a situação, somente seu dentista examinando clinica e radiograficamente  é que poderá dar o correto diagnóstico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.