sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Classe III

"Meu Ortodontista disse que eu sou Classe III. Afinal, o que significa ser uma pessoa Classe III?"


Angle foi um ortodontista inglês (foi considerado o pai da ortodontia) que classificou as maloclusões em Classe I, Classe II e Classe III.
Classe III seria o seguinte:
O primeiro molar inferior encontra-se "à frente"(mesial)  do primeiro molar superior, o que deixa a mandíbula "à frente"  da maxila. Quando o posicionamento é só dental, não interferindo no perfil, temos uma Classe III dentária.


Quando a alteração é grande, trazendo características especiais ao perfil, dando a aparência ao paciente de "queixudo", estamos então diante de uma Classe III esquelética. A classe III esquelética geralmente é devida a um fator genético. As medidas na telerradiografia estão alteradas, mandíbula com tamanho maior que  deveria estar.



 A Classe III dental geralmente é resolvida apenas com tratamento ortodôntico.
A Classe III esquelética geralmente é resolvida com o auxílio da ortodontia e cirurgia ortognática.

(Do site: http://www.ortocirurgico.com.br/?conteudo=canal&id=3&canal_id=13)
O planejamento começa quando o paciente faz a documentação. Desde então o Ortodontista deve comunicar ao paciente se ele é Classe III esquelética e se há necessidade de cirurgia.  
Se houver necessidade de cirurgia ortognática, o  tratamento desde o início já deverá estaar planejado para isso, sendo necessário também desde o início a participação de um cirurgião Buco-Maxilo, junto com o qual se faz o planejamento cirúrgico. O paciente não podeá mudar de ideia durante o tratamento...
Ou seja, se decidir a fazer a cirurgia, deve decidir no início do tratamento, antes de colocar o aparelho fixo.

Mesmo o caso sendo cirúrgico, nem sempre o paciente deseja passar por uma cirurgia. Isso deve ser comunicado ao dentista, para que seja elaborado um plano de tramento de forma a deixar a estética o melhor possível, sem a cirurgia de redução de mandíbula.


No caso cirúrgico, após colocado o aparelho ortodôntico (a cirurgia só pode ser feita de aparelho), geralmente decorre um período de aproximadamente 2 anos, até que se consiga realizar o procedimento.
Como a cirurgia é cara, pede-se ao paciente que faça nesse período uma poupança objetivando pagar as despesas com hospital, cirurgião, auxiliar, fonoaudióloga, anestesista, fisioterapeuta, medicamentos. Alguns convênios cobrem essa cirurgia, que também pode ser feita pelo SUS em alguns lugares.

O valor varia. Depende do estado e cidade onde mora a pessoa, do dentista, do hospital

Geralmente é feita a redução de mandíbula, somente. Talvez outras pequenas cirurgias complementares visando a estética.

20 comentários:

  1. quanto custa esta cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor da cirurgia depende da cidade onde você mora, do dentista que fará a cirurgia, do hospital, do anestesista, de quantos dias ficará no hospital e da técnica utilizada. Também é importante salientar que deve-se considerar gastos com os medicamentos, fonoaudióloga e fisioterapeuta.
      Eu diria que os gastos ficam em média por volta de 15 mil reais.

      Excluir
  2. Olá Sonia! Existe um período para realização dessa cirurgia? Com que idade pode ser feita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia!
      As cirurgias ortognáticas só podem ser feitas após cessado o período de crescimento do paciente. Para confirmar se esse período já acabou é necessário uma radiografia de punho, onde será analisado se os ossos já atingiram o final de crescimento. A idade varia para sexo feminino e masculino. Para os homens geralmente é por volta de 18 - 21 anos. Para as mulheres por volta de 16 - 17 anos. Há variações individuais, não é uma regra fixa.

      Abs.

      Excluir
  3. Oi Sonia!
    Tenho 25 anos, mas não quero fazer a cirurgia, por ser muito caro :/ .
    Será que o aparelho ortodontico resolveria?
    A Dra. Disse que sou classe III tipo 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, difícil opinar sem ver a documentação ortodôntica e o caso clínico. Só sua dentista pode dizer realmente se é um caso cirúrgico ou não.
      Se for uma Classe III mais parecida com Classe I (parece que é isso) geralmente somente o tratamento ortodôntico melhora.
      Mas é necessário planejamento adequado.
      Abs.

      Excluir
  4. Olá Sonia!
    Tenho 20 anos e sou classe 3, uso aparelho ortodôntico, ha 8 anos ! Não aguento mais usar aqueles elásticos, porem cada vez que não uso a mandíbula volta ! Estou pensando seriamente em procurar um cirurgião, será que a cirurgia resolveria meu caso ???, pois parece que o aparelho não esta resolvendo, pois já são 8 anos !

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana!
    Difícil opinar sem ver documentação ortodôntica, mas pelo que você relata parece ser um caso cirúrgico. Converse com seu ortodontista sobre esse problema.

    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dra Sonia!
    Meu filho tem 17 anos, e ano passado um ortodontista de minha cidade o diagnosticou como classe III, só que não foi feito nenhuma documentação ortodôntica, apenas o examinou e disse ser classe III. Aí não sei se é de ordem esquelética ou dentária, pois na época não perguntei, não sabia o que era isso, agora estou me aprofundando mais sobre o assunto. Na verdade, eu e minha esposa temos medo da cirurgia, pois, como qualquer cirurgia há riscos e o tempo de recuperação parece ser longo. O que fazemos? Esperamos ele completar 19 anos ou 20? Ou vamos novamente no ortodontista e pedimos uma documentação ortodôntica?
    Por favor, nos auxilie!
    Abcs
    Edinei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edinei!
      A melhor coisa a ser feita é ir até um ortodontista e fazer a documentação ortodôntica. Baseado no exame clínico e radiografias é que o profissional dirá com certeza se o caso só pode ser resolvido com cirurgia ou pode ser resolvido apenas com ortodontia. Nem toda Classe III é cirúrgica... Somente se houver uma diferença muito grande entre comprimentos de maxila e mandíbula.
      Não espere completar 19 ou 20 anos. Procure um especialista em ortodontia o mais rápido possível. Um grande abraço e felicidades.

      Excluir
  7. Olá Dra. Sônia
    Meu filho foi diagnosticado como classe III, apenas na consulta, não foi feito nenhuma documentação ortodôntica. Como saber se ele é classe III dentária ou esquelética?
    Temos medo da cirurgia, além de ter um custo alto.
    Por favor, me auxilie!

    Abs
    Edinei

    ResponderExcluir
  8. Ola dra. Sônia
    Minha mordida é classe III
    Vou fazer a cirurgia daqui a 2 anos
    Mais tenho vergonha de perguntar o médico
    A mordida classe III atrapalha beijar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não, classe II não atrapalha beijar. O beijo é demonstração de carinho e afeto, independe da posição de seus dentes. Abs.

      Excluir
  9. Oi Sônia boa noite primariamente obg. Por tirar essas dúvidas, eu tenho 61 ano e sou classe lll, so que tenho poucos dentes na superior, eu tenho plano de saúde, não tenho osso para implante, fazendo a ortognatica pode fazer exorto na mesma cirurgia?

    ResponderExcluir
  10. Seria também fazer a cirurgia antecipada, era sonho essa cirurgia pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. |Boa tarde Emilton. A cirurgia de enxerto e a de Classe III são duas cirurgias distintas. Para fazer a cirurgia de Classe III é necessário estar de aparelhos fixos, para que se faça o bloqueio das 2 arcadas.
      A cirurgia de enxerto é bem simples e depende do dentista que fará os implantes.
      Não tem como responder sem ver o caso tanto clínica quanto radiograficamente. Mas se tiver a chance de fazer a cirurgia de Classe III faça o mais rápido possível. Depois vc faz o enxerto conforme o planejamento do implantodontista. Abs.

      Excluir
  11. Boa tarde Sônia, tenho 23 anos e tenho mordida classe 3 bem moderada, não atrapalha a estética do meu rosto, fui ao dentista ele me sugeriu usar o aparelho diz ele que melhora muito, só não fica 100%. O que vc me indica?

    ResponderExcluir
  12. Tem tratamento com aparelhos de classe 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, existem aparelhos ortopédicos para tratamento de classe III. Mas é importante lembrar que a genética da pessoa é que dita o problema. Se genéticamente vc está programado para ter classe III acentuada, os aparelhos não resolverão e será necessária a cirurgia. Se é uma Classe III suave, pode haver progresso com os aparelhos.
      Observação: Tais aparelhos são eficazes para a resolução desse tipo de problema na fase de crescimento da pessoa.

      Excluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.