segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Como saber se preciso de aparelho ortodôntico?

São vários os fatores que indicam a necessidade de um tratamento ortodôntico corretivo. Alguns sinais você mesmo percebe. Outros, só com  o exame clínico do dentista.
Vamos citar alguns sinais aqui, mas  - REPITO - o diagnóstico só poderá ser dado com o exame clínico de seu ortodontista, certo?


1. Diastemas - Dependendo do tamanho do diastema é melhor corrigir com resina ou lentes de contato, mas se ele for muito grande o melhor é colocar um aparelho ortodôntico.  Você e seu dentista devem entrar em acordo  de como o diastema será fechado. 
diastema

2. Mordida cruzada anterior - Isso acontece quando os dentes anteriores superiores estão "atrás" dos dentes anteriores inferiores.
Mordida cruzada anterior


3. Mordida cruzada posterior - Quando os dentes posteriores de um lado (ou só de um) estão "atrás" dos dentes posteriores inferiores.
Mordida cruzada posterior


4. Sobremordida profunda - dentes inferiores tocando no palato.
sobremordida profunda

5. Sobressaliência aumentada  - Quando dentes superiores estão projetados em muito "para frente".


sobressaliência

6. Mordida aberta - Acontece quando os dentes superiores não encontram com os inferiores. Pode ser anterior ou posterior.
Mordida aberta anterior


Esses são alguns fatores que indicam o tratamento ortodôntico. Há - é claro - muitos mais motivos para se usar aparelho, incluindo todos os citados e a combinação desses fatores todos. Procure um dentista de sua confiança para o diagnóstico correto.


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Como deixar o aparelho removível de contenção sempre limpinho?




Acabou o tratamento com os aparelhos fixos e agora você precisa usar aparelho removível de contenção. Você achou que não teria mais muito trabalho daqui para frente, mas se deparou com um aparelhinho que precisa de muitos cuidados...

Pois bem. Para deixar seu aparelho removível de contenção sempre limpinho e cheiroso, escove sempre os dentes antes de colocar. E escove também seu aparelho com escova e pasta dental.

O aparelho é confeccionado com resina colorida e transparente e sujeirinhas aparecem.


Vez ou outra pode escovar com pasta dental e bicarbonato de sódio, que é abrasivo e irá limpar melhor, eliminando os possíveis tártaros que possam aparecer em seu aparelho. Isso mesmo, em aparelho removível também aparece tártaro!

Nunca deixe o aparelho jogado pelos cantos da sua casa nem embrulhado em guardanapos de papel.  Deixe sempre na caixinha.


Nunca deixe fora da água, pois a tendência é a resina ressecar e acumular odores. Para tirar o cheiro de saliva, deixe em uma solução com um copo de água mais uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio ou então em água com Plax ou Listerine por no mínimo 30 minutos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Possível cura com células tronco de dentes de leite

Atualmente, clínicas especializadas na crioconservação de células umbilicais também estão armazenando dentes decíduos (de leite).
A polpa dos dentes de leite apresentam cerca de 15 células que podem ser  multiplicadas em 100 milhões no laboratório. Essas células são especiais,  pois são jovens e podem  - segundo pesquisas ainda em estágios iniciais- serem transformadas  em tecidos do corpo, pele, ossos e órgãos, enquanto que as células do cordão umbilical são funcionais apenas para a cura de doenças do sangue.

O armazenamento dessas células nessas clínicas ainda é um processo bem caro. Tais células – acreditam os pesquisadores – poderão ser usadas em tratamentos de AVC, Mal de Parkinson, surdez, degeneração da retina e Alzheimer. Mas  não  se pode esperar que o dente saia normalmente, pois nesse caso há contaminação por bactérias. O dente terá que ser extraído antes de sair normalmente pelo dentista da criança.

Tomara que se consiga a cura de muitos males através dessas células. Já pensou que maravilha uma  criança ser curada de surdez?  As células tronco deverão ser usadas no próprio doador ou outro indivíduo compatível.






Maiores informações de como armazenar células tronco: http://materiais.r-crio.com/planos-standard

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Bruxismo Infantil




O que é bruxismo?
Bruxismo é o nome do  distúrbio  do ranger  dos dentes e que pode ser observado durante a noite (mais comum) ou mesmo durante o dia.
Cerca de 35% das crianças até 10 anos e 15% dos adolescentes entre 11 e 16 anos têm esse problema, segundo pesquisa da UFMG (Universidade federal de Minas Gerais).







Quais as causas, no caso de crianças?
Geralmente o estresse. Um irmãozinho mais novo para cuidar ou que está por vir, muitas tarefas diárias (aulas de línguas, escola, balé, sem tempo para brincar), adolescentes que sofrem bullying — atos de violência física ou psicológica na escola — são seis vezes mais propensos a desenvolver o bruxismo, segundo uma pesquisa orientada pela professora Júnia Serra-Negra, da Faculdade de Odontologia da UFMG. "Eles vivem momentos de estresse e desconforto diários, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento desse distúrbio do sono — explica a professora, que realizou a pesquisa com 1.344 adolescentes entre 11 e 16 anos."
E recentemente observou-se que crianças e adolescentes que gostam de jogos eletrônicos por exemplo vídeo-games, desenvolvem também um certo grau de bruxismo.

Sim, não se assuste! Isso mesmo! Vídeo-games podem estressar crianças e provocar bruxismo! Ranger de dentes, dor de cabeça, cansaço...

O ideal é que os pais controlem seus filhos em relação ao número de horas diárias usadas para joguinhos em celulares, vídeo-games e computadores. Evitar que essas atividades não sejam executadas à noite, para que o sono seja tranquilo.

O ideal também é que a criança pratique um esporte. Mas não por obrigação, por prazer. Crianças precisam de lazer, precisam brincar.

O tratamento para bruxismo infantil? Tentar eliminar a causa, seja bulliyng, excesso de tarefas, vídeo-games.

Se houver desgastes nos dentes da criança, procure um dentista. As crianças podem usar uma placa específica para isso. As placas de bruxismo indicadas para crianças que possuem ainda dentes decíduos (de leite) são diferentes das indicadas para adultos. 

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/bruxismo-infantil-pode-estar-ligado-uso-excessivo-de-eletronicos-17290575.html

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Por que o Listerine arde?

Muitos perguntam. Por que o Listerine arde tanto?
O Listerine arde por causa dos óleos essenciais presentes na sua fórmula, como por exemplo o Timol e o Eucaliptol que são compostos fenólicos que agem sobre as bactérias da boca. 
 Ou seja, o que "arde" não é a presença de álcool e sim a presença dessas substâncias  (timol, eucaliptol, etc).

A presença de álcool nesses enxaguantes é muito pequena hoje em dia. o álcool resseca a mucosa bucal, o que ocasiona a renovação celular muito rapidamente,   por isso ficou proibido a presença de álcool nesses produtos, acreditando-se que pode causar câncer bucal. Mas até uma certa concentração (bem pequena) pode haver a presença do álcool, pois é necessário para a dissolução dos óleos essenciais.

Importante lembrar que nunca foi encontrado um caso de câncer bucal relacionado com o uso de enxaguantes e sim relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas e fumo.  

                                                                             

Você gosta de Halls?
Pois é. Essa bala deixa sua boca super ardida e não tem álcool... É devido a refrescância do eucaliptol e mentol.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Qual a idade ideal para se colocar aparelhos?



O tratamento ortodôntico pode se iniciar em qualquer idade. A idade cronológica avançada  não importa muito, pois o importante é que tecidos ósseos, dentes e gengivas estejam saudáveis.


Muitos problemas ortodônticos são mais fáceis de corrigir quando diagnosticados numa idade mais jovem, antes que cesse o crescimento do indivíduo. O tratamento precoce com aparelho ortodôntico pode – em alguns casos - evitar o tratamento cirúrgico e outras complicações futuras. A Associação Americana de Ortodontia (American Association of Orthodontists – AAO) recomenda uma avaliação não mais tarde que os sete anos de idade. Caso seja necessáro a criança pode iniciar um tratamento ortopédico que tentará direcionar o crescimento da face de maneira favorável. O sucesso, contudo, estará diretamente relacionado à colaboração e perseverança  do paciente.


 O tratamento ortodôntico  hoje em dia não é mais limitado a crianças e adolescentes. Mais e mais adultos procuram o tratamento ortodôntico em busca de um sorriso mais bonito, um perfil mais agradável e gengivas mais saudáveis. Hoje quase metade dos  tratamentos ortodônticos realizados são em adultos. Isso é uma grande mudança,  pois anos atrás a ortodontia cuidava apenas de crianças.