sexta-feira, 15 de abril de 2016

O que são separadores?

O que são separadores ou afastadores?
São pequenos elásticos circulares usados para se criar um espaço entre um dente e outro para a posterior colocação da banda ou anel metálico.


O procedimento de se colocar o afastados geralmente é no início do tratamento ou dias antes da confecção das bandas. É colocado com auxílio de fio dental entre os molares (dentes posteriores).
Os dentes ficam doloridos e incomodam na hora de mastigar.
Você terá que comer alimentos leves, que não exigem esforço de mastigação, pois como a função de um separador é "separar", ele pode sair de seus dentes se a separação estiver possibilitando que ele saia.


Devem ficar em posição uns 3-4 dias normalmente. Depois podem ser colocadas as bandas, que entrarão com facilidade.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Turma do bem - Dentista do Bem

O  Dentista do Bem é um projeto da ONG Turma do Bem, cujo objetivo é cadastrar dentistas voluntários para o atendimento gratuito de crianças de 11 até 17 anos. Para que essas crianças sejam escolhidas, há um coordenador na cidade que organiza triagens (exame clínico)   em crianças de escolas  ou instituições públicas e a ONG seleciona os mais carentes e que possuem a pior saúde bucal.

Sim, existe o serviço público. Mas geralmente o serviço público não executa todo e qualquer tipo de serviço, tais como endodontia (tratamento de canal) e ortodontia (aparelhos fixos e removíveis).  Através dos dentistas voluntários é realizado todo e qualquer tipo de serviço, desde que a criança tenha sido selecionada pela ONG.

Dessa forma, nós  Dentistas do Bem, procuramos levar felicidade e sorriso para todos aqueles que não têm condições de pagar por um tratamento odontológico e essa forma de ajudar aos outros engrandece nosso coração.

Dia 28 de abril, dia MUNDIAL DO SORRISO, em  muitas cidades Dentistas do Bem estarão fazendo triagens em escolas e/ou instituições para a seleção de crianças carentes. E logo essas crianças estarão sendo atendidas gratuitamente nos consultórios dos dentistas voluntários.

O Brasil está passando por um momento delicado, mas estamos firmes em nossos propósitos.

http://turmadobem.org.br/br/dentista-do-bem/

Quer nos ajudar? 
Divulgue essa nossa tarefa.
Muito obrigada!!

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Meu aparelho removível de contenção não serve mais

Fiquei um tempo sem usar meu aparelho removível de contenção. Fui colocar e ele não serve mais. E agora?

Quando se tira o aparelho ortodôntico fixo, deve-se colocar uma aparelho de contenção que pode ser fixo ou removível. Em relação ao aparelho removível, deve-se ter certos cuidados... O ideal é que sempre esse aparelho seja mantido em água  quando não estiver sendo usado para evitar distorções da resina. Não pode ser embrulhado em guardanapos, não pode ficar dentro do bolso, pois tudo isso pode provocar alterações na resina. E depois pode não servir mais.


Se você ficar muito tempo sem usar, provavelmente haverá mudanças na sua arcada dentária e o aparelho não servirá mais ou entrará com dificuldade.
Se ainda conseguir colocar e sentir muito apertado, use. Seus dentes ficarão doloridos porque haverá mudança de posição para onde estavam  na época da retirada do aparelho.
Mas o ideal é que você procure seu dentista para que ele possa avaliar seu caso novamente.

terça-feira, 5 de abril de 2016

É necessário extrair sisos para iniciar tratamento ortodôntico?

Uma dúvida muito frequente. É necessário extrair os sisos para colocar aparelhos fixos?
Minha opinião: Se o siso (terceiro molar) tem espaço necessário para erupcionar e está bem posicionado, não precisa extrair. Há profissionais loucos por extrações de sisos e só de olhar um, já pensam em extrair.  Mas eu penso que estando bem posicionado o melhor é deixar o dente aí, quietinho. Afinal, é um dente a mais para mastigar, não é mesmo?

Só deverá ser extraído se não houver espaço necessário para erupcionar  ou se a  radiografia mostrar que a posição não é favorável. Isso poderá ser feito antes, durante ou logo após o tratamento ortodôntico. Para saber mais leia sobre  SISOS



E aquela história que todo mundo conta que sisos podem "entortar" (apinhar) os dentes anteriores inferiores?
Olha, não há nada provado cientificamente que os sisos tenham o poder de "entortar" incisivos inferiores, embora  esse apinhamento quase sempre ocorra na época de erupção dos sisos. Muitos autores de artigos científicos acreditam que esse  apinhamento de incisivos ocorre devido a uma remodelação do tecido ósseo que ocorre por volta  dessa idade.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Anel elástico de ligadura faz doer mais?

Um dos principais usos do anel elástico de ligadura é para fechar diastemas.
O que é diastema?
É aquele espacinho que fica entre os dentes anteriores ou posteriores, e o anel elástico de ligadura é muito bom nesses casos, podendo ser usado tanto no aparelho metálico tradicional, quanto no autoligado e estético. Como é exercida uma força para fechar o diastema e os dentes se movimentam para isso, tudo fica muito dolorido... A movimentação dentária geralmente é um pouquinho dolorida, durando essa dor  por volta de 3 - 4 dias.