segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Quebrei meu aparelho removível de contenção. E agora?

Muito comum de acontecer é  o paciente quebrar o aparelho removível de contenção. 
Muitas vezes o aparelho não tem o cuidado que merece, é colocado dentro dos bolsos, embrulhado em guardanapos, cai no chão e alguém pisa em cima. Já ouvi casos em que o cachorro da família mastigou o aparelho.

Guarde sempre dentro da caixinha ou dentro de um copo com água. Nunca deixe  jogado no banheiro ou em qualquer outro lugar.  Destine um lugar específico para seu aparelho.


Quando a fratura é apenas uma pontinha da resina, o aparelho pode ainda ser usado, mas é importante procurar seu dentista para que ele faça uma correta avaliação. O pequeno pedaço quebrado pode induzir à mudanças na posição dos dentes.

Quando a fratura é completa (na resina), separando o aparelho em dois, a solução é mais demorada. Com certeza o dentista ( ou protético) precisará do modelo de sua arca dentária para fazer o reparo. Isso significa que você irá ficar sem o aparelho por um tempo até se fazer o conserto.

Quando a fratura é do arco do aparelho , não tem jeito... Terá que ser feito tudo  novamente!

Se a fratura for apenas de um grampo posterior e a estabilidade  não estiver comprometida, pode ser usado.

O importante é que havendo fratura grande ou pequena, na resina ou no arco, leve o aparelho para seu dentista examinar. Ele é quem dará  a correta solução.
Não se esqueça que se houver necessidade de conserto ou reparos, isso irá gerar custos, ou seja: você terá que pagar por isso...

46 comentários:

  1. Quanto tempo posso ficar sem o aparelho móvel sem os dentes sair do lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O tempo depende de quanto tempo faz que vc retirou o fixo. Geralmente 3-4 dias sem aparelho de contenção já se percebem as movimentações indesejadas.

      Excluir
    2. O meu deu uma lascada na parte lateral, isso é grave ou posso continuar usando assim normalmente?

      Excluir
    3. Bom dia! Se estiver encaixando direitinho pode continuar usando. Mas é bom procurar seu dentista o mais rápido possível. Abs.

      Excluir
  2. se eu colar com cola super bonder tem algum problema
    pois o meu esta igual a primeira foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa emergência vc pode até colar, mas acredito que não irá permanecer colado por muito tempo... A cola super bonder não é muito eficiente nesses casos. E também terá que colar exatamente da maneira que era antes, o que pode ser difícil. Procure seu dentista para ver a possibilidade de conserto ou então fazer outro. Abs.

      Excluir
  3. Quantos custa mais o menos para arrumar ?

    ResponderExcluir
  4. Meu aparelho móvel quebrou um dos grampos tem algum problema continuar usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O meu aparelho quebrou no arco, mas foi tipo do nada. O ferrinho simplesmente se quebrou dentro da minha boca. Acredito que, por causa das manutenções que a dentista faz, o ferrinho pode ter enfraquecido e causado a quebra. Não sendo culpa minha, ainda assim é certo que eu pague pelo conserto?

      Excluir
    2. aconteceu exatamente isso comigo, o que você fez?

      Excluir
  5. Olá! Se apesar do grampo quebrado o aparelho continuar encaixando normalmente, pode continuar usando. Mas procure seu dentista o quanto antes. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Olá,minha contenção é daquelas transparentes ela se rachou(a parte de cima "superior") mais não se dividiu faz mal eu ficar usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode usar, se não estiver machucando, mas é aconselhável que procure seu dentista para um conserto. Abs.

      Excluir
  7. Quebrei meu aparelho na parte colorida sabe. Então quebrou um pedaço tem que pagar para consertar do que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, provavelmente terá que pagar para consertar. Converse com seu dentista, que com certeza, dará a melhor solução! Abs.

      Excluir
  8. O meu aparelho movel quebrou no meio da parte transparente , fiquei desisperada colei com super bonde , e agora está folgado , será que viu ter que refazer ele ? Ou só um ajuste já basta

    ResponderExcluir
  9. Oi o meu aparelho é um que é cima e baixo ele quebrou na curtinha mas o meu dente com o aparelho mesmo quebrado meu dente fica na mesma posição. Mas eu quero saber se o para consertar vai precisar fazer tudo de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Depende do tamanho da fratura, se está machucando ou não e se comprometeu a funcionabilidade do aparelho. Muitas vezes um conserto resolve. Aconselho a levar no seu dentista para que seja feita uma avaliação do caso. Abs.

      Excluir
  10. Ola o meu aparelho ele é aquele transparente e ele rachou no meio,mas ainda da pra usar,eu tirei meu aparelho em abril de 2017,tem perigo dos dentes voltarem ou ficar torto por conta do aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sempre existe a possibilidade dos dentes se moverem para fora da posição adquirida com aparelhos fixos. Apesar de já transcorridos 2 anos da retirada do fixo, meu conselho é que continue usando a contenção. Se ainda é possível usar, use... Se ele se partir ao meio, aconselho a fazer outro.
      O uso da contenção é garantia de que seus dentes estarão sempre alinhados. Abs.

      Excluir
  11. Olá, boa tarde. O meu aparelho móvel é o transparente. Coloquei no inicio desse ano. Ele quebrou no meio, mas o ferrinho continua intacto. Oq eu faço? Posso passar super Bonde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O melhor é ir ao seu dentista. Não creio que colar com super bonder resolva a solução. Abs.

      Excluir
  12. Boa tarde, uso o meu a 7 meses e uma parte do ferro descolou da resina, posso ficar quanto tempo sem usar até concertar? Quanto tempo posso ver a diferença "indesejada"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O ideal é que esse aparelho seja consertado em 2 ou 3 dias no máximo. Como a retirada do aparelho é recente, é aconselhável ficar o menos tempo possível sem aparelho.Ab.

      Excluir
  13. Boa noite, eu lavei meu aparelho móvel com água quente e agora a resina deformou. Agora eu acho que vou precisar mandar fazer um novo(já vou fazer isso amanhã mesmo), eu queria saber se vou ter problemas muito graves se ficar uma semana ou 10 dias sem usar o móvel, que é o tempo que leva pra ficar pronto. Eu uso há 6 meses já na parte de cima dos dentes, eles nubca foram tortos, só a parte de baixo que era torta e já foi arrumada e ainda está com a contenção

    ResponderExcluir
  14. Qual o valor em média para refazer o aparelho? (MAIS OU MENOS, SÓ PRA MIM TER UMA BASE)

    ResponderExcluir
  15. Qual o valor em média para refazer o aparelho? (MAIS OU MENOS, SÓ PRA MIM TER UMA BASE)

    Meu dente deu uma entortada tem chance de eu ter que por o fixo novamente ou o aparelho móvel consegue realinhar?

    ResponderExcluir
  16. Ola meu aparelho movel quebrou bem no arco tem como consertar ou tem q fazer outro?

    ResponderExcluir
  17. O grampo da lateral do meu aparelho móvel quebrou , eu vou ter que comprar outro ?

    ResponderExcluir
  18. Meu aparelho quebrou ao meio na parte sem ser o do ferrinho ,quanto custa em média pra concertar ?

    ResponderExcluir
  19. Olá meu aparelho quebrou no meio ,quando fica em média o concerto ?

    ResponderExcluir
  20. Ola, meu aparelho movel está com dois arranhões na resina o que pode ser, parece duas bolinhas na resina tenho que manda arrumar ou ñ?

    ResponderExcluir
  21. Olá! O meu aparelho quebrou no arco, mas foi tipo do nada. O ferrinho simplesmente se quebrou dentro da minha boca. Acredito que, por causa das manutenções que a dentista faz, o ferrinho pode ter enfraquecido e causado a quebra. Não sendo culpa minha, ainda assim é certo que eu pague pelo conserto?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia quebrou o meu aparelho de contenção móvel no meio,tinha deixado no short e sentei em cima , tem conserto ou terei que mandar fazer outro.

    ResponderExcluir
  23. Ola, minha contenção quebrou do nada, eu estava com ela na boca.
    Quebrou um ferinho da parte de tras, que era para ficar entre os dente,e ele so ficava por cima, posso continuar usando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode sim, continuar usando, desde que não esteja "solto" em sua boca. Mas é melhor procurar seu dentista.

      Excluir
  24. olá, meu aparelho quebrou no meio da resina mas o ferro ta normal. Dá pra arrumar ou tem que fazer outro?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, a minha contenção houve um pequeno desvio da parte da frente, mas ainda encaixa normal. Eu não mexi por esse fato. Será que tem como consertar esse pequeno desvio? (obs: está na parte da frente, perto da pequena elevação do fio)se sim, eu teria que arcar com algum custo para consertar esse pequeno desvio?

    ResponderExcluir
  26. Olá, meu aparelho móvel quebrou só uma pontinha da parte transparente de dentro, posso continuar usando?

    ResponderExcluir
  27. O meu quebrou, mas nem foi por descuido, sempre deixei em casa, dentro da caixa. Passei na dentista mas ela disse que não trabalha mais com esse tipo de aparelho, o ruim é que agora percebo uma pequena movimentação.

    ResponderExcluir
  28. Olá, meu aparelho movel é aqueles transparentes, e ele rachou acompanhando a linha do dente canino, e a rachadura se estendeu até a parte de baixo do dente, não comprometeu a parte que fica no céu da boca. Posso continuar usando? Colar com super bonder pode resolver ?

    ResponderExcluir
  29. Da para usar o aparelho movel quando racha o plástico perto do fio da parte de trás

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.