terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dentes sensíveis


 Os dentes ficam sensíveis porque houve um desgaste causando a exposição da raiz. Isso pode ter sido causado  devido a pastas de dentes muito abrasivas, escovas muito duras e muita força na escovação, uso de próteses (especialmente aquelas que possuem grampos) e fatores que causam retração das gengivas, tais como tártaro e acúmulo excessivo de placa bacteriana.


Exposição da raiz dental devido à retração gengival e consequente sensibilidade. 


E o que é ter sensibilidade?
Num belo dia a pessoa vai tomar um sorvete e sente uma dor terrível. Isso começa a se repetir com frequência, ao tomar líquidos gelados, quentes, doces... Mas passa logo. Está diagnosticado então a sensibilidade dentária, que pode ser em um ou todos os dentes.





A sensibilidade não deve ser ignorada. A pessoa deve procurar seu dentista a fim de resolver o mais rápido possível o problema e  - antes de tudo – diagnosticar a causa.
O tratamento pode  ir de simples uso de pastas dentais específicas para dentes sensíveis até ao tratamento de canal (endodontia).



As pastas indicadas para dentes sensíveis são menos abrasivas e geralmente possuem em sua composição fluoreto de sódio e nitrato de potássio, que diminuem a permeabilidade da área exposta e consequentemente reduzem a sensibilidade dolorosa.




Cada causa requer um tratamento específico, nem sempre a pasta dental resolve sozinha, mas a correção da técnica de escovação, a prescrição de enxaguatórios bucais com flúor, a adoção de pastas de dente com formulações específicas e baixa abrasividade dão bom resultado.




Abrasão grande, cuja solução seria cirurgia periodontal. Caso de grande sensibilidade

Quando há a exposição de raiz, muito grande, geralmente recomenda-se cirurgia periodontal.

Em casos de uso de aparelho ortodôntico, é importante lembrar que a movimentação ortodôntica causa sensibilidade temporária.
Quando há um desgaste muito grande do tecido dentário, em forma de erosão, a restauração com resina ( resinas são materiais restauradores adesivos e da cor do dente) vão recobrir a área de erosão que estava exposta, escondendo a dentina e acabando com a sensibilidade.


Recomendações para quem tem dentes sensíveis:

- É importante que seja evitada a sobrecarga de estímulos como choques térmicos com alimentos muito frios, contato com alimentos ácidos ou mesmo carga de mastigação muito exagerada sobre a região. Evitando tudo isso você estará ajudando seu dente a recuperar-se um pouco.

-Em caso de sensibilidade, não se automedique pois você pode mascarar problemas mais sérios, que podem ter tratamento simples desde que o diagnóstico precoce seja feito por um profissional cirurgião-dentista.

-Escove os dentes delicadamente, com movimentos circulares ou de baixo para cima, no sentido de crescimento dos dentes. Use escovas macias, para massagear a gengiva e evitar desgastes dentários.

-Utilize pastas dentais menos abrasivas, porque as abrasivas desgastam os dentes.

           -Fazer revisão odontológica regularmente, de 6 em 6 meses, para manter    os dentes e a gengiva saudáveis e certificar-se de que não existe qualquer outro tipo de patologia.

Enfim, o melhor conselho é: procure seu dentista, só ele pode fazer um diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.