terça-feira, 25 de agosto de 2015

Aparelhos ortodônticos falsos

Muitos acham que usar aparelho ortodôntico fixo  é moda, status, ostentação... E então começou a bobagem de se vender "aparelhos fixos" até em camelôs, internet e sei lá onde mais. Um infinidade de coisas para decorar bráquetes daqueles que já estão de aparelho ortodôntico. Saibam que essa mania pode levar à perda de um ou mais dentes.





Não existe arco ortodôntico duplo e usado dessa forma, sobre os bráquetes e não na canaleta destinada ao arco.
A forma com que as ligaduras  estão colocadas está causando uma força bem grande nesses dentes e provavelmente ficaram bem doloridos.






Não existe esse tipo de trabalho em ortodontia!  Um fio de plástico está trançado e envolvendo os bráquetes, totalmente sem função! 




 Outra coisa sem sentido! Somente para colorir, totalmente sem função ortodôntica e pelo trançado do fio colorido os dentes provavelmente ficarão doloridos.



Outra bobagem!





Sem função, sem sentido... 
Não existe na odontologia e ortodontia. Causa dor desnecessária e acúmulo de resíduos. 


























Outra coisa sem sentido! Arco duplo, trançado. Somente para causar dor e sofrimento.












Olha só a decoração maravilhosa que nosso amigo aí  do lado fez em seus dentes...












Qual o futuro de quem gosta de brincar de dentista e deixar seus dentes parecendo árvore de Natal??

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aparelho fixo sem manutenção... E agora?


Eu sou da opinião que as consultas destinadas à evolução de um tratamento ortodôntico não deveriam ser chamadas de "manutenção", e sim consultas clínicas para a evolução do tratamento.

Quem pensa que "manutenção de aparelho" serve somente para atualizar a cor das "borrachinhas" está enganado. Se o dentista apenas troca as ligaduras, também está cometendo um erro muito grande. Pode até fazer isso umas raras vezes, mas as consultas são para a troca de arcos, colagem de peças que se soltaram,avaliação de como está a oclusão do paciente, avaliação da higiene bucal, das gengivas, se há cáries, etc.

Depois que se coloca os aparelhos fixos, há necessidade de ativações para que ocorra o nivelamento e  o alinhamento dos dentes e nos casos  em que se faz extrações, necessita-se de retrações dos dentes anteriores (se for o caso). Como a movimentação ortodôntica deve ser lenta, há necessidade de visitas ao consultório do ortodontista até que os problemas sejam corrigidos, o que leva por volta de 18, 24 ou 36 meses, dependendo do problema apresentado. Ou seja, cada caso é um caso!

Muitas vezes o paciente "some" das consultas (manutenções), e o aparelho fica como se fosse enfeite.

O que pode ocorrer?
Bem, acontece que muitas vezes  um bráquete ou outro pode se soltar. E fica aquela coisa feia, parecendo casa em demolição.
As borrachinhas (anel elástico de ligadura) ficam velhas e acumulam resíduos. Pode aparecer descalcificação no lugar, que pode evoluir para cárie... Ou então inflamação gengival devido a má higiene, evoluindo para periodontite e perda dos dentes... 
Não pense que o aparelho autoligado por não usar os elásticos de ligadura não causam esses tipos de problema. 
Gengivite  e crescimento gengival devido à má higiene.
Geralmente o paciente "some" das consultas por falta de dinheiro para pagar as manutenções. Ou então mudou de cidade e ainda não achou um dentista confiável. Mas a verdade é que isso não pode acontecer.
Se você não tem como continuar o tratamento, converse de maneira amigável com seu dentista. A maioria entende os problemas dos pacientes e apresenta soluções. Se realmente não tem como negociar com seu dentista, meu conselho é que procure então outro profissional para retirar o aparelho, mas antes acerte a sua dívida. É legal, é honesto... Fugir  e achar que é esperto não resolve seu problema.
Hoje em dia muitas pessoas colocam aparelho somente porque acham que é moda, bonito, legal, ostentação. O aparelho ortodôntico é um tratamento  para recuperar a estética e saúde de seus dentes, precisa de atenção e cuidados, não pode ser abandonado e ficar na sua boca sem função. Pode ocorrer perda dos dentes, cáries, mau hálito. 

Pense bem antes de iniciar um tratamento. Terá que ir até ao fim para obter bons resultados.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Elástico corrente ou em cadeia

Elástico corrente ou cadeia são elásticos muito usados em ortodontia para fechar pequenos diastemas, movimentação de dentes dentro da arcada e outras funções.
Muitos adolescentes desejam logo no início que o dentista já coloque elástico corrente na cor desejada, mas enquanto os dentes estiverem desalinhados isso não será possível. E - veja bem - elásticos correntes possuem função específica, não são para deixarem o aparelho com a cor da moda, ou porque é legal e o amigo usa.





As cores são variadas, as mesmas da famosa borrachinha (ou anel elástico de ligadura).




Mas possuem alguns inconvenientes...
A escovação precisa ser muito bem realizada, pois fica fácil  o acúmulo de resíduos entre os dentes. Escove muito bem, use fio dental com passa-fio e bochechos com um enxaguante sem álcool.





Outro inconveniente:
A força exercida pelo elástico corrente é grande, logo os dentes ficarão muito doloridos por uns dias. Fique ciente disso.