quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Para que servem os elásticos?

Muitos usuários de aparelhos ortodônticos fixos sempre perguntam:

Para que servem os elásticos que usamos?

Anel elástico de ligadura (borrachinha)

Bem, em primeiro lugar gostaria de dizer que os elásticos são muito importantes em um tratamento ortodôntico. Quem não usa o autoligado, porque é apaixonado pelas cores das "borrachinhas", já demonstrou seu amor pelos elásticos: as famosas "borrachinhas" coloridas são na verdade elásticos, que em conjunto com os bráquetes e o arco, ajudam a alinhar os dentes.


Temos também os elásticos de Classe II e Classe III que são usados em casos de Classe II dentária e Classe III dentária. Os movimentos  produzidos são acontecer a intercuspidação, ou seja, o "encaixe" dos dentes superiores nos inferiores.
elástico de Classe II
elástico de Classe III


Elásticos também podem ser usados para fechar diastemas.
Pode ser usado apenas um elástico ou elástico em cadeia


O separador que se coloca para se conseguir espaço e se colocar a banda (anel metálico) também é um elástico.
Separadores ou afastadores = elásticos

Elásticos podem ser usados para fechar mordidas:
Elásticos para fechar mordidas
Mordida aberta na região anterior:

Como se pode ver, elásticos são muito importantes e muito usados em tratamentos ortodônticos. Como perdem a força devem ser trocados com certa frequência e isso quem vai estipular é o seu dentista, se de 24/24 horas ou mais. 
Há elásticos coloridos e os tradicionais, iguais aos da foto acima. Os tamanhos são vários, depende do que se deseja fazer. Os dentes onde serão colocados dependem do problema e da indicação do profissional. E é claro... Como fazem força, os dentes ficarão um pouco doloridos!

Use conforme indicado. O sucesso do tratamento está em suas mãos!



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Bicarbonato de sódio - usar ou não?


Muitos perguntam: posso passar bicarbonato de sódio nos dentes? Colocar na escova ou misturar com a pasta de dentes?

O bicarbonato de sódio, vendido nas farmácias e supermercados é abrasivo. Se você passar puro ou misturado com pasta dental  em seus dentes, ele certamente irá promover uma ação branqueadora devido a sua abrasividade, mas com o tempo essa mesma abrasividade estará removendo aos poucos a camada de esmalte de seus dentes. Isso causará a impressão de que seus dentes estão "branqueando", pois bem ou mal o bicarbonato estará removendo manchas e também esmalte dentário.

Daí vem sempre o comentário dos que se julgam espertos:
"Eu uso bicarbonato nos meus dentes e nunca aconteceu nada. Os dentistas falam que isso faz mal para poderem cobrar fortunas pelos clareamentos dentários."

Se você usa bicarbonato para escovar os dentes e nunca aconteceu nada, sorte sua. Porque um dia irá acontecer... Seus dentes ficarão sensíveis e aos poucos irão perder o brilho.
Realmente, clareamentos dentários são caros, mas são fórmulas especificamente preparadas para clarear dentes. Sempre estão sob supervisão de um dentista e ele é responsável por tudo que acontecer com seus dentes.

Há vários outros materiais abrasivos que também podem clarear dentes se colocados na escova: sal, açúcar... Por exemplo. Tem coragem?

O bicarbonato é usado em consultórios dentários para profilaxia, através do aparelho que faz o jato de bicarbonato. Remove muito bem as manchas provocadas por cigarros, deixando os dentes branquinhos. Pode ser usado por quem está de aparelhos fixos, promovendo uma boa limpeza.
Mas veja bem: É BICARBONATO PARA  FINS ODONTOLÓGICOS, SENDO UM PÓ FINÍSSIMO!

Mas se você quer usar o bicarbonato de sódio assim mesmo, ficam as dicas:

1. Pode ser utilizado na forma de bochechos com água morna. É anti-inflamatório,  e indicado para inflamações de gengivas, amígdalas, etc.  Quem usa aparelhos fixos também pode fazer BOCHECHOS (veja bem, eu escrevi bo-che-chos, e não escovação), umas duas vezes ao dia.



2. O aparelho removível de contenção pode ser conservado em uma solução de dois copos de água e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, para remover aquele cheirinho ruim de saliva que geralmente fica.


3. Pode ser usado como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico.

4. Pode ser usado nas receitas de culinária como fermento no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno.


Usa-se o bicarbonato também nos seguintes casos:

- Na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes.

- Na fabricação de extintores de incêndio com produção de espuma.

 - É um dos componentes da droga chamada crack, onde entra como um aditivo à pasta de cocaína.

- É utilizado no tratamento radiológico de contaminados por Urânio.


- Também é utilizado nas fraudes na produção de leite, pois a substância tem a capacidade de alcalinar o leite quando inicia o processo de deterioração. 


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Coca Cola x Dentes X Aparelho Ortodôntico Fixo

Muitas vezes me perguntam:

"Quem usa aparelhos fixos pode tomar Coca-Cola? Vai manchar meus dentes?"

Eu diria que a Coca-Cola e demais refrigerantes causam um dano muito grande aos dentes e à saúde da pessoa, independente do uso de aparelhos ortodônticos ou não. Abaixo temos a tabela de pH de algumas bebidas.




O pH é o potencial hidrogeniônico das substâncias, ou seja, mede o grau de acidez, alcalinidade ou neutralidade delas. Quanto mais ácida  uma substância, maior a probabilidade de provocar cáries.


De, acordo com essa tabela, publicada em um estudo odontológico, pode-se ver que dos refrigerantes a Coca-Cola é o mais ácido, conservando seu grau de acidez mesmo depois de 30 minutos num copo. É considerado ácido o pH abaixo de 7 e básico acima de 7.  Como esse refrigerante possui muita acidez (e ácido fosfórico em sua composição), a cárie pode aparecer se não observados os cuidados de escovação.

Tempos atrás, pesquisando sobre o assunto, me deparei com um caso um caso ocorrido  na Austrália de um rapaz de 25 anos que tomava por volta de 8 litros de Coca-Cola por dia! Sabem o que aconteceu? Perdeu todos os dentes e hoje em dia usa próteses totais, ou seja, dentaduras!!! Oito litros de Coca contém  aproximadamente 900 gramas de sacarose...
Mesmo sendo informado pelo seu dentista sobre as consequências de seu ato e a falta de escovação, esse jovem( William Kennewell) não seguiu os conselhos e não deu outra. Ficou banguelo.
Vejam na foto a aparência horrível de seus dentes e o moço desdentado!




O artigo original em inglês pode ser lido no seguinte endereço:
http://www.whatsonjinan.com/news-5121-meet-william-kennewell-the-oz-man-with-no-teeth-after-3-yr-soda-addiction.html


Uma lata de Coca, 350ml, contém aproximadamente 18 mg de sódio (puro sal) e 39g de açúcar (mais ou menos 3 colheres de sopa. 
Também contém água  gaseificada, cafeína, corante caramelo IV ( que é o que dá a cor ao refrigerante e pode manchar dentes e restaurações de resina), acidulante  INS 338 (ácido fosfórico), e aroma natural. 
O  ácido fosfórico em sua composição pode desmineralizar os dentes quando em excesso e causar até osteoporose!!
  Preste atenção, a tabela acima informa a quantia em apenas 200 g.

Tomar um copo ou outro de refrigerante não faz mal. Desde que se escove os dentes. O que não pode é consumir em excesso. O que protege nossos dentes da acidez é a saliva. Funciona mais ou menos assim: você come algo muito ácido ou muito açucarado que fará o pH da saliva também ficar ácido. Dentro de alguns minutos a saliva consegue reverter a situação, eliminando esse pH ácido e evitando que haja desmineralização dos dentes. Quando se come muita coisa ácida ou açucarada, ou muito carboidrato (não esqueça que carboidrato também vira açúcar na boca... Exemplo: bolachas.), a saliva não tem tempo de combater tanto pH ácido e ocorre então a desmineralização do esmalte dentário. Primeiro uma manchinha branca, depois essa manchinha pode evoluir para cárie...

Tudo o que tem pigmento pode manchar os dentes. No caso da Coca-Cola, há o pigmento marrom, que pode manchar os dentes, ou a cola dos bráquetes metálicos e estéticos. As manchas saem facilmente. Se estiver de aparelho ortodôntico uma limpeza com jato de bicarbonato ajuda. Se estiver sem aparelhos, um polimento e um jato de bicarbonato eliminarão todas as manchas.