quarta-feira, 31 de julho de 2013

Clareamento X Aparelhos Fixos

Posso fazer clareamento dentário estando de aparelhos fixos?
Obviamente que não. Se você está de aparelhos fixos, há bráquetes colados. Se há bráquetes colados cobrindo determinada parte do dente, como que o produto químico usado para clareamento irá clarear essa parte escondida? Não temo como!!
O resultado seria uma parte mais clara e um quadradinho mais escuro... É isso que você quer? Claro que não...


Posso fazer clareamento dentário antes de colocar aparelhos fixos?
Se você tem certeza de que vai colocar aparelhos fixos e já está até com documentação ortodôntica pronta, o ideal seria primeiro fazer o tratamento ortodôntico e depois fazer o clareamento. O clareamento deixa o esmalte dentário poroso devido ao produto químico utilizado. Com o tempo a própria saliva se encarrega de resolver esse problema, deixando tudo normalizado.

Mas há exceções, claro...

Por exemplo, você tem manchas de fluorose ou manchas leves de antibióticos ou outra mancha qualquer que provoca em você o medo de sorrir e baixa autoestima. O aconselhado é que você resolva esse problema estético o mais rápido possível e espere pelo menos 1 mês para depois iniciar o tratamento ortodôntico.
E se for o caso, fazer um novo clareamento depois de retirado o aparelho fixo.

Dentes muito manchados de antibiótico tetracilina. Nesse caso grave, muitas vezes o clareamento não resolve o problema, sendo necessário a colocação de facetas. 
do site: http://www.deltadent.es/blog/wp-content/uploads/2011/07/Tetraciclina.jpg



Muitas vezes as manchas são mais discretas, resultados de uma leve fluorose. Mas mesmo assim, se deseja remover as manchas e pretende colocar aparelho ortodôntico, remova antes ou depois de instalados os bráquetes.
Fluorose





terça-feira, 30 de julho de 2013

O que é fluorose?


Todos nós já nascemos com os respectivos germes dentários. Trocando em miúdos, para o leigo: todos nós já nascemos com a "semente" dos respectivos dentes dentro do osso da maxila e da mandíbula. "Semente" essa que irá se desenvolver e nascer na devida época. 

O que causa fluorose é o flúor ingerido, e não o flúor em forma de bochechos ou aplicado em consultórios odontológicos. A fluorose acontece quando o flúor é ingerido em excesso e de forma crônica enquanto o germe dental ainda está dentro do osso, ou seja, enquanto o esmalte dentário ainda está em formação. Acontece de forma simétrica, ou seja, se o incisivo lateral superior direito  for atingido por fluorose, o incisivo lateral superior esquerdo também o será.

Qualquer dente pode ser afetado, tanto os dentes de leite quanto os dentes permanentes. Se uma mulher grávida ingerir flúor em excesso, isso afetará os dentes do feto e não os seus, visto que os seus já irrupcionaram há tempos. O excesso de flúor geralmente causa danos dentários  entre  aproximadamente o  4º mês de gestação até mais ou menos os  8 anos de vida.

A fluorose pode causar manchas de vários aspectos nos dentes, dependendo do quanto de flúor e do tempo que esse flúor foi ingerido.



Essa é uma fluorose simples, apesar das manchas assustarem que as vê. É considerada simples porque apesar das manchas, não há defeitos no esmalte dos dentes. O esmalte está liso.


A fluorose pode ser opaca, ou seja  localizada em determinados locais dos dentes, em forma de manchas brancas opacas superficiais  que podem ser tratadas com microabrasão.



Muitas vezes as manchas podem envolver os dentes totalmente, comprometendo em muito a estética e apresentando também manchas acinzentadas.

Tais casos também podem ser tratados com micro abrasão.


Há casos que a fluorose é intensa e acontece também a porosidade (buraquinhos) do esmalte:




Como é o tratamento?
Obviamente que quem tem fluorose dental, seja de que grau for, sente-se incomodado com a aparência do sorriso. O tratamento varia, de acordo com a grau de severidade que o dente está atingido.

Em caso de fluoroses leves e caso existam manchas cinzas, pode-se fazer a microabrasão e depois o clareamento dentário.
Em caso de manchas mais escuras pode-se fazer a macroabrasão, depois a microabrasão e por fim o clareamento.
Em casos de dentes anteriores severamente atingidos pela fluorose, com cavidades e problemas sérios de esmalte talvez seja necessária uma faceta.

O importante é que hoje a odontologia usa cada vez mais métodos modernos para proporcionar a estética do sorriso.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Você já ouviu falar em grillz?


Grillz é um enfeite interessante, que se usa nos dentes anteriores superiores ou inferiores.  Cobrem os dentes totalmente ou uma parte, pode ser feito de ouro, prata ou brilhantes conforme as posses de quem usa.  penso que devem ser usados para demonstrar o poder de quem usa. São muito vistos em cantores de Hip Hop, jogadores de basquete e rappers.



Madonna, Rihana, Britney Spars são exemplos de famosos que andam usando os grills.


Madonna usa Grills de ouro e diamantes e apareceu recentemente com o enfeite nos dentes. Fotos do instagram da cantora



Rihana e Lady Gaga também não deixaram cair a peteca: apareceram usando seus grills , que valem não menos que 10 mil dólares!
Ao explicar o motivo pelo qual substituiu a arcada inferior por pedras preciosas, Kanye West, sem modéstia alguma, disse que "existem coisas que só as celebridades podem fazer".

Nos Estados Unidos, existem vários blogs que vendem os grillz com moldeiras de silicone que, na água quente, ficam no formato da arcada de cada um.

No site do Mercado Livre encontra-se Grillz à venda por 200  reais, Grillz pré-fabricado:  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490157742-grillz-06-_JM

Penso que   ideal é que seja feito no modelo de gesso da pessoa, por um dentista. Dizem que aqui no Brasil o enfeitinho não sai por menos de 8 mil reais cada um (quando feito no modelo do cliente), isso dependendo do tipo de adereços que o dono quer que fique nele estampado.
Eu penso que esse tipo de enfeite deve ser usado sempre com a escovação bem feita para não haver acúmulo de resíduos e mau hálito. Mesmo sendo usado por cantores, penso que a dicção fica bem prejudicada, isso não falando na oclusão que fica alterada. No caso dos Grillz  pré fabricados os problemas são maiores, visto que a adaptação fica bem ruim. Será que as Articulações Têmporo Mandibulares irão aguentar?
Parece que a moda está começando aqui no Brasil. Ainda bem que por enquanto esse enfeite é removível.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aparelho fixo dá mau hálito?

Essa é uma pergunta comum.
O aparelho fixo possui muitos componentes tais como bráquetes, fios e bandas. Muitas vezes o paciente possui uma ótima escovação antes de colocar o aparelho e depois que coloca a preguiça toma conta. Torna-se então muito complicado escovar, passar o fio dental com passa fio...  O tempo requerido é muito grande, tempo esse que geralmente a pessoa prefere dedicar à internet, filmes e outras atividades que acredita serem  mais gratificantes.

Acontece que placa bacteriana (ou biofilme dental) gosta de aderir em tudo que lhe ofereça retenção: no caso de aparelho fixo, em bráquetes e bandas (anel metálico). O caso piora quando o paciente usa Hyrax ou Haas que é um aparelho semelhante ao Hyrax  que possui um parafuso mais a  resina.Nesses aparelhos se acumula resíduos alimentares e a gengiva fica vermelha, sangrando e ardendo.

Aparelho dá mau hálito?
Sim... Se a escovação for deficiente. Se não houver fio dental.




O que você acha dessa boca?
É a boca de alguém que não escova os dentes e nem usa fio dental.Não faz bochechos com nenhum produto. Provavelmente acha que sua boca é autolimpante. Você acha que o dono da boca acima tem mau hálito? Obviamente que tem, visto que a higiene é péssima. 
Veja que o tártaro acumulou em vários dentes. E é isso que vai acontecer com você se não cuidar, se não escovar direito e nem usar o fio dental. Imagino que não na mesma intensidade, mas os tártaros, cáries e problemas gengivais vão aparecer.
Se houver a presença de aparelho fixo, o tártaro irá acumular com maior intensidade, visto que os componentes do aparelho fixo oferecem retenção.

Aparelhos fixos mal escovados provocam sim mau hálito! Mas veja bem: SOMENTE SE NÃO HOUVER BOA HIGIENIZAÇÃO.

Portanto, escove conforme indicado pelo seu dentista, removendo todos os resíduos. Use o passa fio para conseguir passar o fio dental sob o arco do aparelho. Dessa forma irá melhorar o mau hálito. 
Veja o vídeo abaixo:


Em relação aos usuários de aparelhos fixos, quando a higienização é ruim, além do mau hálito há o perigo dos dentes ficarem manchados. Ou seja, nas regiões onde o resíduo fica por muito tempo acumulado, ocorre a descalcificação do esmalte, o que  - se não cuidado - evolui para cáries.


Acima temos o exemplo de alguém que usou aparelho, não escovou corretamente e apareceram muitas cáries. As descalcificações se concentraram principalmente onde antes havia bráquetes. Um descuido muito grande, onde as gengivas estão inflamadas e o indivíduo deve apresentar mau hálito.

Cuide-se.

Mau hálito causa afastamento social, pode prejudicar um relacionamento amoroso, uma entrevista de emprego e talvez até uma amizade.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Fitas clareadoras branqueiam mesmo?




Hoje em dia a procura por dentes brancos é constante. E recebo quase sempre os mesmos pedidos: quero os meus dentes brancos e lindos como os dos atores da Globo.
Eu sempre explico que nem sempre se consegue o "branco" dos sonhos e sim uns tons mais brancos. E faço o clareamento profissional em meus pacientes sempre respeitando o desejo deles, mas dentro do possível e da segurança biológica.

Perguntas que me fazem sempre:

As fitas clareadoras clareiam mesmo?
Sim, clareiam. Elas possuem em seu componente o peróxido de hidrogênio, substância responsável pelo clareamento do esmalte dentário. E também provocam sensibilidade.

Você indicaria seu uso?
Não.

Nessa altura do campeonato a pessoa sempre sorri e diz: "Claro que você não recomenda... Você quer que as pessoas façam clareamento com você, para poder ganhar..."

Minha preocupação é  bem outra...
Vou deixar aqui a parte de um texto escrita pelo Dr Alberto Consolaro, professor titular de Periodontia da USP. Esse texto pode ser lido na íntegra no seguinte endereço: http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/15622=21-01-2013/015.PDF

"Em contato com a mucosa, que ao contrário da pele não tem queratina protetora na superfície, o peróxido de hidrogênio potencializa ou ajuda outros produtos químicos, vírus e agentes físicos a induzir o câncer. E não é só na boca, em todas as mucosas como garganta, esôfago, estômago e intestino.

Ao usar o peróxido de hidrogênio como clareador dentário tem que se proteger gengivas e outras partes da boca. Engolir, jamais!


Os danos no esmalte, a saliva e as soluções aplicadas consertam, mas os danos ao DNA podem ser permanentes e só aumentam ao longo da vida e contribuem para o aparecimento do câncer.


Como fazer para clarear os dentes? Clarear dentes requer técnicas e treinamentos profissionais com proteções adequadas e cuidados específicos. Igual cuidar de carros, computadores e telefones. Procure um profissional consciente e treinado que ele deixará seus dentes lindos, claros e brancos, protegerá a sua mucosa e não deixará você engolir o agente clareador químico comprovadamente cocarcinogênico.


Clareador dentário deveria  ser classificado como medicamento, prescrito e aplicado apenas por profissionais em seus consultórios.

Clarear dentes em casa com moldeiras pré fabricadas, enxagues, dentifrícios, princeladas e agora  fitas adesivas "encharcadas" de peróxido de hidrogênio me lembram o Luciano Huck:
- loucura... loucura... loucura!"

Como vocês viram, a minha preocupação com quem faz clareamento caseiro vai muito além de estar com "ciúmes" de clareamentos vendidos em drogarias. É uma preocupação bem séria.
Reflitam.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Periodontite e Doença Cardiovascular

Estudos recentes demonstraram que pode haver uma associação entre doença periodontal e doença cardiovascular.
Periodontite

Bactérias causadoras de periodontite podem estar associadas à endocardites bacterianas e podem também estar presentes na parede de alguns órgãos como nas paredes internas de vasos sanguíneos, fazendo com que apareçam ateromas.

O que são ateromas?
Ateroma é uma camada de gordura que "gruda" na parede dos vasos sanguíneos causando o que se chama ATEROSCLEROSE.

 A ATEROSCLEROSE   que muito se acredita tem sua origem relacionada à hipercolesteremia (taxa de colesterol ruim alta) é influenciada pela inflamação. Inflamação provocada por certas bactérias em determinados lugares do vaso sanguíneo, fazendo com que haja deposição de gordura.

Há fatores de risco que facilitam a formação de ateromas, tais como: tabagismo, hipertensão e hiperglicemia.

 


A  placa de ateroma pode se romper. Nesse caso acontece uma trombose local e acontece então a liberação de trombos. Os trombos podem causar enfarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Processos inflamatórios crônicos são fundamentais para se iniciar a aterosclerose. Portanto, é possível que a doença periodontal crônica possa causar a aterosclerose pois ela produz inflamação não apenas local como também sistêmica.

Foi encontrado uma relação entre periodontite grave  e a espessura da camada interna das artérias.
Doenças periodontais e doenças cardiovasculares possuem muitos agentes causadores em comum, tais como o hábito de fumar, a idade e também a presença de diabete melito.
Periodontite grave


A conclusão é que foi encontrado maior gravidade de doença periodontal em pacientes cardiopatas quando comparados ao grupo de pacientes sem problemas.

Portanto, cuide-se!
Problemas bucais influenciam e muito a saúde em geral.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A doença do beijo

Hoje em dia é moda beijar todo mundo nas baladas (ou carnaval, ou seja lá onde for).  O menino que beija muitas meninas torna-se popular e com boa fama entre seus amigos. Portanto, um status invejável.
A menina que beija muitos meninos bonitos ou deixa-se beijar por eles também tem um certo status e é invejada pelas colegas.


Afinal, beijar todo mundo é bom?
É bom para o vírus Epstein-Bar (VEB), que se multiplica e se diverte arrumando problemas para bastante gente. Esse vírus é parente do vírus da Herpes, e é transmitido pela saliva. Não só pelo beijo, mas pode ser pelo espirro, tosse, copos e talheres contaminados, enfim através de tudo que é possível ter contato com a saliva da pessoa infectada.

Mesmo tendo sido tratado e no momento estar sem sintomas, o indivíduo  pode ter ainda o vírus escondidinho dentro de sua garganta por quase 18 meses! Um ano e meio! E nesse período pode passar a doença para outra pessoa!

E quais os sintomas?
Você vai achar que "pegou" um resfriado forte. Vai sentir um cansaço enorme, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço (ínguas). Também poderá sentir doe de cabeça, tosse, náuseas e dores musculares. Mas o principal sintoma seria o cansaço excessivo.

Para ter certeza de que você realmente está com mononucleose é necessário fazer um hemograma. Ou então um exame sorológico chamado monoteste.


Qual o tratamento?
O tratamento é muito repouso, medicação para as dores, muito líquido. Não existe um remédio específico para a mononucleose. A doença dura por volta de duas semanas, quando o caso clínico espontaneamente se resolve.

Tome cuidado! Beijar todo mundo geralmente resulta em mononucleose, para quem ainda não está imune.
Ficar doente não é legal...



quinta-feira, 4 de julho de 2013

O poder de um sorriso

Minha avó sempre foi muito religiosa e tinha vários quadros de santos esparramados pela casa. E também um oratório com várias imagens. Eu sempre perguntava à ela: "Porque santo nunca sorri?"
Minha avó muito brava respondia que era pecado criticar santos e que santos não sorriam porque a vida deles era de muito sofrimento.

Portanto, eu digo para você: aquele que não sorri passa a imagem de criatura que sofre. Seja sofrimento por não ter dentes, por ser mau-humorada, por estar insatisfeita com a vida  ou por um outro motivo chato qualquer.

Um belo sorriso abre muitas portas. E o que é preciso para ter um belo sorriso? Belos dentes, gengivas saudáveis, bom hálito e  simpatia.
Dentes sem cáries não significam um belo sorriso; é preciso muito mais: usar fio dental, escovar de forma correta a eliminar  resíduos de alimentos.


 Veja a foto acima: os dentes não possuem cáries, estão todos presentes, mas a pessoa não escovou direito,  não usou fio dental, o que causou gengivite. Essa gengiva inflamada sangra com facilidade, é antiestética e causa mau hálito.

Você acha esse sorriso bonito?

Quando você chega em uma loja, você gostaria de ser recebido por um vendedor (a) assim?

Você iria em uma entrevista de emprego assim?

E se você fosse o entrevistador, qual impressão você teria dessa pessoa, por mais simpática que ela fosse?

Quando você comer algo na rua, procure fazer um bochecho. Não tem nada mais aterrador do que sorrir com resíduos nos dentes, o que - pelo menos para mim - causa espanto.
Personalidades famosas cometem esse tipo de erros. Veja o jogador Neymar*.

Bela foto e belo sorriso, não?

Vamos ver de perto:

Percebeu resíduos entre os dentes? Uma "casquinha" no incisivo lateral superior direito? E algo entre o incisivo central superior esquerdo e lateral? Gengivite...

É...

Para as moças deixo o conselho de verificar se os dentes estão manchados de batom, o que é terrivelmente feio. Até a Madonna cometeu essa gafe. Veja foto:



Portanto, meus queridos, a fórmula para o sorriso bonito é a seguinte (torno a repetir): dentes saudáveis + gengivas saudáveis + bom hálito + simpatia. Com isso os rapazes conquistam qualquer menina e as meninas conquistam qualquer rapaz.
Visite seu dentista regularmente.
Se você usa aparelho fixo, o cuidado há de ser dobrado, pois as pecinhas do aparelho retém muitos resíduos.
Use um produto para bochechar, mas ele deve ser usado apenas após a escovação. Não use pensando em disfarçar a falta de higiene oral. Nem use balas de hortelã ou coisa parecida.

Ou você acha que isso não é fundamental?


Se o Luan Santana perder um dente, continua charmoso?


* Fotos do Neymar retiradas do site: http://www.odontoblogia.com.br/curiosidades/neymar-dente-sujo/