quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Contenção ortodôntica

O que é contenção ortodôntica?

 A fase de contenção é aquela que se inicia ao retirar os aparelhos fixos. Uma fase muito importante, pois é quando trabalhamos para manter os dentes nas respectivas posições, duramente conseguidas com a aparatologia fixa. A colaboração do paciente é FUNDAMENTAL.

Geralmente as pessoas querem saber quanto tempo usar...
Varia muito, cada organismo tem seu tempo. Depende do problema também... Quanto mais apinhados os dentes eram, mais tempo é necessário a contenção, no mínimo uns 3 anos. Enquanto a pessoa estiver em fase de crescimento a contenção deve ser OBRIGATORIAMENTE  usada.
Os aparelhos de contenção podem ser fixos ou removíveis. Tantos os fixos quanto os removíveis podem ser usados na arcada superior ou inferior.

Contenção  removível:

Contenção removível de acrílico com grampos. Pode ser usada tanto para a arcada superior ou inferior.


Contenções removíveis de várias cores.
Contenção removível estética (arco transparente)


Contenção removível comum, com arco de metal





Contenção fixa:


Contenção fixa - o fio dental deve ser usado com auxílio do passa fio


Contenção fixa higiênica - há facilidade do uso do fio dental


As contenções removíveis são ótimas, pois podem ser retiradas para o paciente se alimentar e higienizar os dentes. Mas o problema é que deixam de usar por achar desconfortáveis e depois reclamam, dizendo que a culpa é do dentista. Se a pessoa usar conforme indicado, não tem como os dentes mudarem de posição!


As contenções fixas também são ótimas, mas ficam "grudadas", e muitas vezes, por melhor que sejam feitas, podem causar damos às gengivas. Alguns pacientes acham que na arcada inferior o dentista "tem" que colocar obrigatoriamente contenção fixa... Não é uma verdade. Pode ser a removível. A maioria coloca (inclusive eu) porque tem medo do paciente não usar e aparecer um belo "apinhamento" nos dentes anteriores inferiores...

Veja como higienizar seu aparelho removível de contenção em: Como cuidar do meu aparelho removível

Esses aparelhos de contenção são basicamente os mais usado hoje em dia. Há vários outros tipos, conforme a necessidade.


89 comentários:

  1. S.O.S que estou vivendo um drama dentário! Há 4 anos atrás fui ao dentista pq me sentia incomodada com um diastema nos dentes da frente. Esse era realmente o unico problema que eu queria resolver. Conversando com o dentista, ele me disse que eu tinha um problema na mandíbula, que era caso de cirurgia etc... Mas que eu poderia tentar corrigir com o aparelho. Ok! Nessa brincadeira já se foram 4 anos e nunca recebo uma previsão exata sem contar que em alguns meses percebo que a manutenção não passar de enrolação pra sugar atrasar o fim do tratamento. Até ai ok, fui sendo paciente, já que já tava na merda mesmo. Agora preciso tirar o aparelho por que vou fazer uma viagem de um e recebo a noticia da dentista de que se eu tirasse tudo ia voltar ao que era antes (claro que eu sei que esse risco existe.) mas o que me chocou de fato é que ela se negou a colocar a contenção. Pois segundo ela meus dentes não "tem molde" ainda pra colocar a contenção. Gostaria que me explicasse se isso é realmente possível e como devo proceder, já que não acho viável continuar usando o aparelho (já que o problema que me incomodava foi resolvido) e pq minha viagem tem duração de um ano, não acho higiênico continuar usando aparelho nesse tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!

      Não sei como eram seus dentes antes de colocar o aparelho. Mas sempre existe o risco de um dente ou outro mudar de posição caso não se use aparelho de contenção.
      Você irá fazer uma viagem de um ano e realmente, não tem como ir de aparelhos fixos e ficar sem manutenção, sem assistência odontológica. O ideal seria colocar um aparelho removível para melhor higiene e cuidados.

      Penso que você já conversou com o dentista, mas terá que conversar novamente e explicar novamente que não tem como ficar um ano ausente do tratamento! Não sei quantos anos você tem, mas leve sua mãe ou seu pai para explicar também a situação para o profissional.
      Os aparelhos fixos podem ser removidos antes do final do tratamento e colocada uma contenção. É necessário também ficar atenta ao que diz o contrato do seu tratamento sobre isso.

      Enfim, a melhor solução realmente é conversar...

      Abs e felicidades.


      Excluir
  2. É certo o dentista cobrar manutenção de contenção movel?

    ResponderExcluir
  3. Importante essa divulgação sobre contenção, pois o paciente precisa saber de sua necessidade ( Dr Marlos Gustavos de Caldas Brito)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia. Tirei meu aparelho fixo recentemente e minha dentista colocou somente a contenção móvel na parte superior, alegando que na parte inferior não tem necessidade de uma contenção fixa. Agora estou com medo dos meus dentes voltarem o que eram antes. Deixar de usar a contenção inferior está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é contenção tanto superior quanto inferior. Converse com seu dentista a respeito. Importante lembrar que cada caso é um caso.
      Abs

      Excluir
  5. Boa noite Sonia,

    semana passada imensa alegria finalmente coloquei a contenção fixa higiênica na arcada inferior. Porem, tem me incomodado muito, e machucado, o contato entre o aço e a lingua. A Sra. tem alguma sugestão para proteger as dobraduradas do fio de aço?

    Muito obrigado,

    André Fix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!
      Geralmente contenção fixa incomoda um pouco mas não machuca. Depende do calibre do fio que foi feito, do tamanho das curvinhas da contenção... Se machucar muito o jeito é colocar a cera ortodôntica para proteção e ir ao dentista, ver o que pode ser feito. Abs.

      Excluir
  6. Oi, tenho aparelho fixo, e daqui a dois 2 terei que tirar, mas os meus dentes não são tortos e sim pra fora, quando eu for tirar o aparelho fixo eu terei que usar a contenção?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, terá que usar contenção. Todos que passaram por tratamento ortodôntico fixo devem obrigatoriamente usar a contenção, seja fixa ou removível. É uma maneira de manter os resultados adquiridos. Abs.

      Excluir
  7. Mt obrigada, vc me ajudou mt :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tirei o aparelho fixo essa semana e coloquei a contenção fixa nos dentes inferiores e a móvel nos superiores. Tenho duas perguntas. A contenção fixa foi fixada com um tipo de cola transparente e acho q ficou muito grossa essa cobertura em cima do aço e esta me incomodando muito. O q pode ser feito. A outra pergunta é. Que com o fim do tratamento minha linha media não foi acertada isso é normal? Sendo que usei aparelho por sete anos. E esteticamente não ficou muito bonito

      Excluir
    2. A cola transparente é uma resina, e se está incomodando pode ser desgastada e polida. Terá que voltar no dentista e relatar o problema.
      A linha média inferior muitas vezes é difícil de acertar. Nem sempre é causada pelo posicionamento dos dentes, ou seja, quando o desvio é causado por apinhamento (dentes tortos) é mais fácil de arrumar. Se for um desvio de 1 mm ou um pouquinho mais não há problemas. O desvio da linha média superior deve ser corrigido corretamente, pois traz problemas estéticos.
      Não tenho como opinar corretamente pois para isso teria que ver a documentação ortodôntica e fazer uma análise clínica, mas sugiro uma conversa franca com o profissional para que sejam esclarecidas as dúvidas.
      Um grande abraço.

      Excluir
  8. Oi ,tirei meu aparelho ontem e coloquei a contenção movel na parte superior mas ta encomodando muito pois ela fica presa no meio entre dois dente e isso esta me causando muita dor, e ainda não consiguo fala direito. Isso e normal??

    ResponderExcluir
  9. Oi, tirei meu aparelho ontem e coloquei a contenção removivel na parte superior mas esta me encomodando muito pois ela fica presa no meio de um dente e outro e esta me causando muita dor, e não consegui fala direito . Isso é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathyele! Não, não é normal. O grampo do aparelho removível parece estar pressionando os dentes onde não deveria. procure seu dentista o mais rápido possível para resolver o problema. Abs.

      Excluir
  10. Boa noite!
    Tenho 31 anos e uso contenção fixa inferior desde os 15...Hoje a cola de um dos caninos quebrou.Posso retirar a contenção? Isso fará com que meus dentes se entortem?

    ResponderExcluir
  11. Passei muitos meses sem usar a contenção, fui coloca-la hoje e tive muita dificuldade, mas acabou entrando. Devo usar assim mesmo ou procurar um dentista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dificuldade em colocar a contenção é devido ao tempo que você passou sem usá-la. Os dentes sofreram movimentação. Quando você força e ela acaba entrando, irá provocar nova mudança dentária, ou seja, os dentes irão voltar para a posição antiga. Ficarão doloridos. Meu conselho é que volte ao dentista para uma melhor avaliação. Abs.

      Excluir
  12. Eu uso contenção removível superior há um ano... mas não consigo usá-la, e consultei o meu dentista... ele aconselhou a colocar a contenção fica, tal como tenho nos dentes inferiores, que não me incomoda... tem alguma contra indicação ? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a contenção fixa é uma boa opção. Pode usar tranquilamente. Parabéns ao seu dentista que entendeu seus problemas e se prontificou a ajudá-la. Abs.

      Excluir
  13. Bom dia!
    Uso aparelho removível, mas incomoda-me bastante, falei com a minha dentista e ela aconselhou a colocar o fixo superior... Mas esse aparelho de contenção só é colocado nos 6 dentes da frente, não haverá problema de movimento com os outros? obrigada, espero ansiosamente pela sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, acho que você é a mesma pessoa que fez a outra pergunta acima... Olha, geralmente não há problemas com o movimento dos outros dentes, com exceções nos casos onde foram feitas extrações de pré-molares ou havia um mal posicionamento dos pré-molares.
      Abs.

      Excluir
  14. Oi, então eu usei aparelho fixo durante 2 anos e meio por que eu tinha as presas superiores um pouco ( bem pouco mesmo ) pra fora e isso me incomodava, no calor do momento coloquei o aparelho.. Até ai tudo bem.. Dai ela disse que terminou o tratamento ( apesar de eu não ter visto nenhuma diferença na presa) a presa ficou pra fora.. Meus dentes sempre foram bem fechadinho.. Durante o tratamento eles abriram e ela os fechou novamente, mas não como era antes ( Bem fechadinhos mesmo ).. Ta dai ela colocou a contenção fixa em cima e em baixo ( onduladinha ) E eu fui em outra dentista e ela me disse que as contenções foram coladas muito pra cima e aquilo estava juntando sujeira em baixo das contenções principalmente na superior, Ela me sugeriu tirar a fixa e colocar a movel por que ela acreditava que não iria abrir... Fui a dentista do aparelho e ela me disse que não dava pra por mais em baixo por que os dentes inferiores pegariam nela.. E também falou que eu teria que ficar assim pro resto da vida com essas contenções... Então dai eu fiquei na duvida, se eu tirar essas fixas e colocar a movel será que o meu dente abre? e se esta com tártaro em baixo dessas contenções tenho medo disso me causar problemas futuros.. E eu tenho mesmo que ficar com as contenções fixa pra sempre? Obrigado, Beatriz.

    ResponderExcluir
  15. Está certo iniciar um tratamento com um aparelho removível na arcada inferior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, tudo depende do planejamento do caso. Há casos que é melhor começar com aparelho removível e depois passar para o fixo. Ou seja, cada caso é um caso...
      Abs.

      Excluir
  16. Olá DR.Sonia, muito esclarecedor teu blog, usei por 4 anos o fixo agora retirei estou com o móvel e a contenção fixa higiênica em baixo, só que quando esqueço por 1 dia de usar o móvel chega a doer quando coloco, tenho muito receio e medo dos dentes andares pois tive problemas emocionais a respeito do meu sorriso na época dos dentes tortos...Hoje me decidi liguei para meu dentista e pedi pra ele colocar a mesma contenção higiênica em cima, ele disse que dá mas não aconselha até marcou a consulta para fazer o molde ele diz que terei dificuldade para morder e ou fechar a boca... será que estou fazendo uma escolha ruim? Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você fica um tempo sem usar o aparelho de contenção e ao colocar sente os dentes doloridos, é porque houve movimentação dentária. O ideal é usar todos os dias ( e durante 1 ano, pelo menos!) para que isso não ocorra. Eu gosto mais da contenção removível superior. A contenção higiênica fixa pode realmente interferir na hora da mastigação e na hora de fechar a boca. Com certeza seu dentista irá fazer uma boa avaliação do seu caso. Um grande abraço.

      Excluir
  17. oi gostaria de saber se é normal ter carie no dente onde fica a banda(anel) e se é normal os dentes ficarem sensiveis com o uso da contenção movel transparente na parte superior.
    obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris. Sim, os dentes ficam sensíveis por um tempo, mesmo usando a contenção removível. Cáries podem aparecer sob as bandas ou bráquetes. procure seu dentista o mais rápido possível. Abs.

      Excluir
  18. Boa noite, Sonia! Uso aparelho a 5 anos e não foi colocado o 'anel'. Tem algo de errado ou cada caso é um caso? E outra coisa, tem uma abertura entre uma arcada e outra apenas de um lado, mas minha dentista pediu para que eu colocasse elástico ortodôntico em forma de triângulo nos dois lados. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Não há necessidade de se colocar as bandas (aneis) em todos os casos. Hoje em dia cola-se o tubo direto nos dentes, pois fica mais fácil para o paciente escovar e usar fio dental. Ou seja, cada caso é um caso...
      Geralmente indica-se o uso de elásticos de ambos os lados, como no seu caso... Como a abertura é apenas de um lado, depois de algum tempo provavelmente você passará a usar apenas desse lado. Não tem como opinar sem ver a documentação, ok? Estou apenas supondo.
      Abs.

      Excluir
  19. Ola, uso aparelho ha 8 anos e meu tratamento ainda nao terminou.porem irei fazer intercambio e passar 1 ano fora. Preciso fazer um implante na arcada superior, mas antes da viagem nao da tempo e uso um dente falso para nao ficar um buraco na frente. Existe alguma solucao para eu viajar e nao ficar com o burac o na frente ? Posso viajar com o aparelh o fixo ? Tem possibilidade de fazer um a contencao fixa com ao dente falso preso nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Mariana, ficar 1 ano com o aparelho fixo sem manutenção pode causar danos aos dentes e às gengivas. Você pode fazer um aparelho de contenção removível com o dente que está faltando ou pode fazer uma contenção fixa também com o dente. O jeito é conversar com seu dentista. Abs e boa viagem.

      Excluir
  20. Ola dra
    Usei aparelho fixo durante varios anos e tive problemas para "fechar" por conta da lingua, cortei o freio e tudo mais, mas mesmo assim ao final do tratamento ainda existem algumas pequenas aberturas laterais, por conta da lingua. Se ficar assim nao me incomoda, tenho medo que abra mais.
    Minha duvida mesmo é porque o dentista colocou contencao superior e inferior fixas, nao seria correto a contecao superior movel? Questionei e ele disse para confiar nele, mas mesmo assim a duvida permanece.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contenção superior fixa é indicada em casos que há facilidade em abrir diastemas (espaços). O seu dentista está certíssimo! Se houver diastemas laterais pode até usar em conjunto com aparelho removível.
      Confie no seu profissional. Abs.

      Excluir
  21. Oi, eu usei aparelho um bom tempo, deve ter uns quatro meses que eu tirei e comecei a usar a contenção, só que comecei a reparar que quando a tirava meus dois dentes da frente ficavam um pouquinho abertos, aí resolvi ficar sem um pouco e vi que tinha melhorado, eles tinham voltado pro lugar, não sei se era impressão ou se é normal, mas dai eu fiquei um pouco mais de um mes sem a contenção, eu não vi mudança, mas com medo de meus dentes entortarem resolvi voltar a usar, senti um pouco de dificuldade, ela não esta tão presa a boca, mas não esta me incomodando... você me aconselha a continuar usando? ela vai se endireitar certinho na boca com o passar do tempo? eu tenho muito medo dos meus dentes entortarem.. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você ficar um tempo sem usar a contenção removível, os dentes sofrerão um processo natural de acomodação( os dentes mudam de posição), de maneira que ao tentar colocar o aparelho novamente você sentirá certa dificuldade. Se o aparelho não ficar dentro da água, ficar jogado dentro de gavetas, por exemplo, também pode ocorrer uma distorção da resina, e ele não servirá mais ou haverá também dificuldade em colocar. O ideal é usar o aparelho por muito e muito tempo... Quanto mais tempo usar, mais os dentes ficarão na posição conseguida pelo aparelho fixo. Um grande abraço.

      Excluir
  22. Olá !!! Estou num dilema..... tenho 37 anos e uso aparelho nos 8 dentes da frente da parte inferior e vou tirar agora em agosto. Inicialmente, eu o usuária apenas por 1 ano porque apenas os caninos estavam um pouco deitados e que era mais estético e que alinharia rápido, resolvi colocar o aparelho só porque tenho dentes bonitos e não queria ficar com nenhum desalinhado. Meu dentista me deixou de aparelho por quase 2 anos e meio...... destes fiquei 1 ano e meio com o ultimo fio e já faz meses que os meus dentes são se movimentam (desde fevereiro que ele não aperta mais o aparelho, apenas faz limpeza). Em janeiro ele veio com a conversa da contenção que até então eu desconhecia por completo, fiquei indignada porque eu iria tirar em 1 ano e pronto, nunca me falou de outro aparelho !!! Enfim, contudo disse que como os dentes não estavam se movimentando eu podia tirar o fixo em agosto e não precisaria usar a contenção porque o fixo já estaria fazendo esse papel.......... Fui lá semana passada e ele disse mês que vem vamos retirar e que como não tenho os dentes do siso há quase 20 anos as chances deles “deitarem” é pequena. Se eu quiser a contenção vou usar por 3 anos....... estou indignada, nunca teria colocado aparelho para um problema tão simples, que quase não se via, se soubesse que teria todo esse transtorno !! Preciso de orientação..........

    ResponderExcluir
  23. Estou num dilema..... tenho 37 anos e uso aparelho nos 8 dentes da frente da parte inferior e vou tirar agora em agosto. Inicialmente, eu o usuária apenas por 1 ano porque apenas os caninos estavam um pouco deitados e que era mais estético e que alinharia rápido, resolvi colocar o aparelho só porque tenho dentes bonitos e não queria ficar com nenhum desalinhado. Meu dentista me deixou de aparelho por quase 2 anos e meio...... destes fiquei 1 ano e meio com o ultimo fio e já faz meses que os meus dentes são se movimentam (desde fevereiro que ele não aperta mais o aparelho, apenas faz limpeza). Em janeiro ele veio com a conversa da contenção que até então eu desconhecia por completo, fiquei indignada porque eu iria tirar em 1 ano e pronto, nunca me falou de outro aparelho !!! Enfim, contudo disse que como os dentes não estavam se movimentando eu podia tirar o fixo em agosto e não precisaria usar a contenção porque o fixo já estaria fazendo esse papel.......... Fui lá semana passada e ele disse mês que vem vamos retirar e que como não tenho os dentes do siso há quase 20 anos as chances deles “deitarem” é pequena. Se eu quiser a contenção vou usar por 3 anos....... estou indignada, nunca teria colocado aparelho para um problema tão simples, que quase não se via, se soubesse que teria todo esse transtorno !! Preciso de orientação..........

    ResponderExcluir
  24. Acabo de tirar meu aparelho fixo superior e por conta de alguns problemas só vou fazer o molde 14 dias dps de ter tirado, e com sorte terei a contenção colocada 16 dias dps de tirar o aparelho fixo. Estou em pânico pensando q vou perder todo o serviço do tratamento nesses 16 dias. O que pode acontecer com essa demora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laísa! Olha, perder TODO o 'serviço', ou seja, todo o alinhamento conseguido até agora penso que não irá acontecer. Mas pequenos movimentos dentários provavelmente irão ocorrer. O ideal é tirar o aparelho fixo e colocar a contenção dentro de 48 horas, no máximo! Abs.

      Excluir
  25. Sonia , boa tarde.
    Tirei meu aparelho fixo em 2006, e desde então uso a contenção fixa inferior ou seja 8 anos, só que ontem a mesma caiu e por N motivos só posso recolocar daqui 1 mês. Minha pergunta é ainda preciso recolocar depois de ter ficado com ela 8 anos? E se preciso 1 Mês pode atrapalhar o que já foi consertado.! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice... Sobre precisar colocar outra contenção fixa... Depende do problema anterior ao tratamento. Se havia um grande e severo apinhamento dentário("dentes tortos"), penso que é bom ficar atenta ao movimento dos incisivos inferiores. Mas se não havia nada muito grave penso que 8 anos já são suficientes. Abs.

      Excluir
  26. Olá! Retirei meu aparelho fixo já tem dois anos. Minha dentista recomendou que eu utilizasse a contenção removível por 6 meses, só que ainda a utilizo para dormir. Ainda me serve perfeitamente, se eu fico duas noites sem usar já sinto que fica um pouco apertada. Por isso, sempre utilizo, acha que faço mal? Agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veyda! Você está agindo de maneira corretíssima, usando o aparelho de contenção o maior tempo possível. Se quando fica 2 noites sem usar sente o aparelho "apertado" é porque ainda estão ocorrendo movimentações dentárias, e se ficar muito tempo sem usar um dente ou outro sairá do lugar e o aparelho não servirá mais. Continue usando sempre, você só tem a ganhar. Abs.

      Excluir
  27. Olá, gostaria de uma ajuda por gentileza, retirei meu aparelho fixo e já estou usando as contenções, porém percebi que não esta alinhado totalmente, a parte superior esta cerca de 1 mm ou 1,5 mm para a direita, gostaria de saber se é possível fazer algo agora que já fiz a retirada do aparelho fixo ? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline!
      Seria preciso ver para um correto diagnóstico. E se é mesmo a arcada superior que está desviada em relação à linha média ou a inferior. Mas seo desvio é pouco, talvez dê para fazer algo. Converse com seu dentista.
      Abs.

      Excluir
  28. Bom dia ,

    então uso aparelho a uns 4 anos, retirei em Julho do ano passado, coloquei contenção nos dentes superiores, não retirei embaixo e usei o móvel, no começo deste ano tive que colocar novamente pois minha dentista disse que a retenção estava colocada errada e meus dentes já haviam se movimentado,
    Agora, em Agosto conforme o tratamento ela retirou o aparelho inferior e colou a contenção, a que é apenas um fio reto, na manutenção seguinte me informou que eu havia quebrado ela, sendo que a mesma não havia machucado,nem descolado,não sei se há como saber quando ela quebra e descola?E esse tipo de contenção é mais fácil pra isso acontecer? Pois ainda uso aparelho e contenção em cima e isto nunca ocorreu, além de que por causa da movimentação ela informou que não irá moldar a parte de cima se não estiver correta a de baixo, posso trocar de contenção pra facilitar até no uso do fio dental?Pois meu tratamento é só por questão estética e pra alinhar os dentes, ela já havia me informado que a questão de mordida só com cirurgia ortognática no meu caso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Ola dra,retirei meu aparelho faz 1 mes,porem na epoca nao foi possivel tirar o molde para a contençao pois eu estava com limitaçao de abertura da boca causada por dtm,foi preciso tirar pois estava incomodando pela limitaçao,ocorre q ja melhorou bastante,porém os 2 dentes da frente foram um pouco pra frente ficando um pouco desigual,+ o diastema nao abriu ainda graças a deus rsrs,gostaria de saber se posso fazer a contençao do jeito q esta para SEGURAR oque ja esta feito e nao abrir o espaço

    ResponderExcluir
  30. Dra retirei meu aparelho faz 1 mes,porem nao foi feita a contençao por problemas de dtm,porem estou com muito medo de perder tudo q foi feito pois os dentes da frente ja foram p frente um pouco,meu medo maior é q o diastema abra,gostaria de saber se agora q estou melhor posso tirar o molde e usar a contencao para nao perder o que foi feito,pois por enquanto nao posso colocar novamente o aparelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary!
      Sim, agora que você consegue uma melhor abertura de sua boca, pode fazer a moldagem para o aparelho de contenção, evitando maiores movimentos dentários.
      Um grande abraço e espero que esteja melhor.

      Excluir
  31. Oi , Sonia tirei meu aparelho fixo fazem 2 messes e coloquei o móvel porém com 2 messes de uso consegui quebrar o aparelho superior, e a dentista disse que não é necessário fazer outro... é verdade ?
    Tem algum perigo de entortar novamente ainda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademir.
      Sim, tem perigo de ocorrer movimentação dentária indesejável. Converse com seu dentista. Abs.

      Excluir
  32. Ola sonia. Tenho 35 anos e uso aparelho fixo a 11 anos(muito tempo) pois eu tinha mordida aberta e dentes inferiores tortos, guando eu tinha uns 6 anos de aparelho os dentes estavam certinho e coloquei um contenção como se fosse um placa de plastico duro só que meus dentes começaram a entortar e vir pra frente novamente, então recoloquei o aparelho fixo não e estou ate hoje usando. Minha pergunta é, qual a melhor contenção para o meu caso a fixa ou aparelho movel de acetato, meu dentista tinha me indicado a fixo tato inferior quanto superior, mais agora me mostrou essa de acetato, não sei qual utilizar. meus dentes tem uma movimentação muito rapida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Não gosto de dar diagnóstico sem examinar documentação e paciente, mas como você contou que a sua mordida tornou a abrir, penso que você deve ter alguma interposição de língua, o que acarretou essa recidiva. É melhor conversar com seu dentista sobre a necessidade de tratamento com fonoaudióloga.
      Esse aparelho de acetato que você se refere, seria um aparelho semelhante a uma placa de clareamento? Se for o que eu estou pensando, não dá certo pois é muito flexível.
      No seu caso, onde há perigo da mordida abrir seria interessante contenção fixa inferior e contenção removível superior, onde na resina é feita uma cavidade na região da papila incisiva para correto posicionamento da língua.
      Mas lembre-se, é apenas uma sugestão. Quem tem que dar a última palavra é o seu dentista, que fez seu tratamento, que está inteirado de seu caso clínico e tem as radiografias de sua documentação. Abs.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Usei aparelho fixo por cerca de um ano e meio pra corrigir a mordida e alguns dentes levemente tortos. Tirei em 2009. Coloquei a contenção inferior fixa e a superior móvel que me foi recomendada usar por 6 meses, se não me engano. Usei por um tempo, com mais frequência na hora de dormir. As vezes me esquecia e quando voltava a usar doía um pouco.
    Depois eu parei de usar de vez, ficando só a fixa inferior. Esta descolou um lado em 2011 ou 2012 e um tempo depois descolou o outro lado. Até me consultei novamente, mas relaxei e não refiz as contenções. Eu fiquei todo esse tempo sem elas.
    Há cerca de um mês procurei um ortodontista pois estava sentindo algumas dores no maxilar - como sentia antes de colocar o aparelho, em que ele até estalava - e mesmo não sendo frequentes fiquei preocupada. Ele não fez nenhum exame, nem pediu nenhuma imagem.Eu levei meu antigo molde de antes de colocar o aparelho, mas não fez muita diferença. Apenas perguntou e checou se meus dentes encaixavam. Visto que sim, só fez uma moldagem para confeccionar as contenções. Já estou usando a móvel, falta botar a fixa.

    Minha pergunta é: Após todo esse tempo, ainda é válido e eficaz o uso das contenções? E por quanto tempo devo usar a móvel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Danielle.
      Olha, o uso de aparelhos de contenção é sempre bom, pois movimentos indesejáveis dos dentes podem ocorrer sempre. O tempo de uso está sempre diretamente relacionado ao tipo do problema anterior ao tratamento ortodôntico, ou seja, quanto mais "tortos" eram os dentes, mais tempo se faz necessário o uso das contenções. Não há um tempo certo...
      Mas o seu problema não eram as dores no maxilar? As dores melhoraram?
      Abs.

      Excluir
    2. Como eu disse, ainda sinto dores mas não são frequentes. O maxilar não estala mais como antes. Eu também tinha alguns dentes levemente tortos, mas nada que incomodasse.
      Tive que colocar o aparelho pois a mordida (não sei o termo certo) era errada.

      Mas já faz muito tempo que removi o aparelho e que não uso a contenção. Meu medo foi ter ocorrido alguma movimentação mesmo que ínfima. Os dentes se encaixam. Só a "linha" do meio dos incisivos centrais que não ficam certinhas.

      Enfim, por isso queria saber se usar a contenção agora após quase 3 anos sem ter usado funcionaria. E por quanto tempo devo usar.

      Excluir
    3. Danielle, você relatou um problema realmente complexo. Não sei dizer sem ver documentação, caso clínico, radiografias... Se há um desvio de linha média inferior, que antes não existia, talvez tenha ocorrido algum problema, mas fica impossível opinar. O jeito é conversar mais com seu dentista. Abs.

      Excluir
  35. Ola, gostaria de saber se é normal a contenção ortodôntica superior movel , um lado terminar no último dente e o outro lado terminar entre o penúltimo e o último dente ( sendo assim o fio de aço fica entre os dentes) estou muito intrigada pois eu vi varias fotos e nenhum parecem com o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!
      Procura-se sempre fazer um aparelho removível de contenção com simetria, ou seja - se possível- o lado direito igual ao lado esquerdo. Não há problemas se um lado termina entre primeiro e segundo molar e o outro entre segundo e terceiro molar. Tudo depende também da posição dos dentes antes do tratamento ortodôntico, ou de como está a oclusão agora... Enfim, não fique preocupada com esse detalhe pois em nada irá prejudicar seu tratamento. Abs.

      Excluir
  36. Ola sonia queria saber se tem como colocar borraxinha no aparelho acrilico??😁😁😁😁😁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar borrachinha(anel elástico de ligadura) no aparelho removível de contenção? Penso que não tem como... Abs.

      Excluir
  37. Ola boa noite!

    Usei o móvel por um ano e meio e agora estou usando o móvel, só que: o primeiro pré molar superior esta levemente pra frente, e antes do tratamento ele não era assim, e agora o que fazer?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabianne, a melhor solução é conversar com seu dentista sobre esse problema. Abs.

      Excluir
  38. Ahhhh o meu móvel e daqueles com o arco de metal, e não transparente, isso é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fio de polímero (arco transparente) usado nos aparelhos de contenção é uma novidade. Nem todos os protéticos e/ou dentistas têm acesso a ele ainda. O arco de metal está corretíssimo. Abs.

      Excluir
  39. Qual o custo aproximado de colocação de uma conteção fixa na arcada superior, do 13 ao 23? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salvador!
      Olha, não falo em valores no blog, é contra a ética profissional. Cada dentista tem seu valor, depende da cidade, do estado onde você se encontra. Só para ter uma ideia aproximada, sugiro que multiplique o preço de sua manutenção por 4. Talvez seja mais ou menos isso... Abs.

      Excluir
  40. Olá Sônia,gostaria de pedir sua ajuda, pois minha contenção quebrou na parte do ferro tem 1 semana, e o meu dentista estipulou mais 1 mês para meu novo aparelho chegar. Nesse período meus dentes podem voltar muito? Enquanto isso eu poderia usar a contenção quebrada para evitar que voltem? Uso a contenção há 1 ano. Outra, essa semana fiquei com dor de cabeça, assim como fiquei quando comecei a mover meus dentes no início do tratamento, essa dor de cabeça já pode ser deles se movimentando de volta? Serei grato pela resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz! Desculpe a demora em responder. Como você já usa contenção há um ano, creio que a movimentação dentária deve ser bem pouco, mas há o risco de acontecer. Se for possível usar a contenção antiga até que a nova fique pronta, pode usar. Quanto a dor de cabeça não tem como afirmar que é devido a movimentação dentária. Abs.

      Excluir
  41. Olá, Sonia. Faz aproximadamente um mês q tirei meu aparelho fixo e coloquei a contenção. Ontem caiu um pedaço de cola da minha contenção fixa inferior, acho q não mudou nada em meus dentes, mas tenho medo de o dente q esta sem cola entorte. Não posso ir a minha dentista pq estou viajando e só volto em fevereiro. O que devo fazer ? Posso ir em algum dentista por aqui mesmo pra colar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique!
      Tudo depende de como os dentes eram antes do tratamento ortodôntico. Se eram muito apinhados ("tortos"), a possibilidade de movimentação é grande. Como a dentista volta somente em fevereiro e soltou apenas um dente e a contenção está ainda no lugar, o melhor talvez seja procurar um outro profissional para colocar a resina no local onde saiu. Isso porque faz apenas 1 mês que vc retirou o fixo... Abs.

      Excluir
  42. Escrevi mas acho que não foi... Aqui vamos nós de novo rs
    Bom dia Sonia, como vai?
    Então, eu tenho 24 anos e já usei aparelho por muito tempo na minha vida, mas nessas de tirar e por, tenho traumas com dentistas mas isso não vem ao caso, bom já tenho os 4 cisos desde dos 16 anos acho, e foram extraídos 4 pre molares.
    Mas a questão nem é essa, vou falar da minha última experiência odontológica e já agradeço sua atenção.
    Usei o aparelho fixo por um ano, depois desse período tive que usar o móvel na parte superior e na parte inferior a dentista colou um ferrinho atrás dos dentes. Enfim por descuido o aparelho móvel quebrou e o da parte debaixo descolou e nem quis colocar novamente, bom retornei a dentista pelo problema da quebra do aparelho móvel e a mesma sugeriu que eu usasse novamente o aparelho fixo (braquetes) como contenção por um ano, somente na parte superior e iria lá de 2 em 2 meses. Por fim esse ano passou e agora a mesma vem falar que tenho que usar o móvel, imagina como estou chateada. Mas a questão é o aparelho fixo, vale como contenção ou não ?
    Agradeço novamente a atenção e fica com Deus. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polliana!
      Olha, eu entendo aparelho ortodôntico fixo como uma coisa e contenção como outra coisa totalmente diferente... Um aparelho fixo usado sem ativações, sem troca de arcos pode funcionar como contenção fixa, talvez... Depende muito do caso. O jeito é conversar com a dentista sobre o que ela falou anteriormente, que não haveria necessidade de contenção removível. Converse com o profissional. Abs.

      Excluir
  43. Oi! Tirei o aparelho ontem, quinta feira, e sou poderei voltar ao dentista para pegar minha contenção no sábado que vem, 9 dias de diferença. Meus dentes podem voltar nesse período?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!
      Modificações sempre podem ocorrer, dependem muito de como os dentes estavam posicionados antes do tratamento ortodôntico. Em nove dias podem acontecer pequenas mudanças, mas como a contenção foi feita em cima de um modelo obtido no dia da retirada do aparelho, a força exercida pelo aparelho removível fará com que os dentes se movimentem para a posição ideal (isso no caso de contenção removível).
      O ideal é colocar a contenção dentro de 48 horas ou se possível, no mesmo dia...
      Abs.

      Excluir
  44. Olá usei aparelho fixo por 4 anos, depois te tira-lo e usar contenção móvel na parte superior e fixa na inferior, os dentes da frente da parte inferior começaram a entortar, então tive q colocar o aparelho fixo em baixo de novo por um ano.Agora usando de novo a contençao fixa na parte inferior, ela vive descolando e meus dentes estão entortando um pouco. Detalhe: quando coloquei aparelho tinha um dente (panela) torta, mas o resto só era um pouco apertado, então depois de um tempo de uso do aparelho fixo o dentista resolveu extrair 4 dentes. O que eu faço, a contenção sempre descola de um mesmo lado, o dentista disse q pode ser mau uso, mas não ando comendo nada que force, não sei o q fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drielle!
      Difícil responder sem fazer exame clínico... Se a contenção sempre descola do mesmo lado, com certeza há algo interferindo para que isso aconteça, mas não tenho como dizer o que é... Procure observar atentamente o lado problemático.
      Um grande abraço.

      Excluir
  45. Dra: coloquei contenção inferior fixa em novembro. 15 dias depois soltou, voltei lá e a partir daí sempre que colocava caía 1/2 dias depois - dizem na clínica que tenho muita saliva e fica complicado assentar a cola - poia bem, os brackets colaram!!!!!. Em janeiro coloquei a amovível pois ia para uma cirurgia e não tinha como cair de novo e ficar 1 mês sem contenção. Sem querer perdi a amovível e na clínica disseram que tinha de pagar uma nova. A minha dúvida é: pode ser fraca qualidade da cola, visto que os brackets também demoraram muito em alguns dentes (tenho dentes muito porosos e de má qualidade) ou o que pode tar a acontecer? E, sou obrigada a pagar por algo assim de novo? Os dentes há 1 semana que me doem muito, noto que abriram espaços que nunca tive e estão fora do sítio onde estavam! Coloca-se um trabalho de 3 anos em causa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Sousa!
      Colar contenção fixa inferior é bem mais complicado que colar bráquetes, por causa da saliva. Se isso está complicado por causa da saliva, talvez o ideal seja colocar outro aparelho removível de contenção inferior.
      Em relação ao aparelho removível, quando perdido oi quebrado geralmente cobra-se outro... É o procedimento que todo dentista faz.
      Aconselho, desse modo, a fazer uma nova contenção removível inferior, o que poderá fechar os diastemas que abriram e alinhar alguns dentes que saíram do lugar (somente pequenos movimentos).
      Abs.

      Excluir
  46. Olá! Coloquei a contenção e sinto muita dificuldade ao falar o aparelho está perfeitamente encaixado aos dentes porém não está encostado no palato ( céu da boca ).Minha amigas que também usam falam corretamente e o aparelho encosta no palato. Falei com a dentista e ela me disse que não é necessário encostar e que isso depende do modelo, isso está certo? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela.
      O ideal é que o aparelho removível superior esteja encostado no palato para que a dicção não fique tão afetada. Não estou vendo como está, estou apenas emitindo uma opinião sem ver o caso. Tente novamente conversar com o dentista e explique novamente que não consegue falar corretamente. Abs.

      Excluir
  47. Quebrei meu aparelho móvel na vdd soltou o ferrinho apenas de um lado,será que tem concerto?

    ResponderExcluir
  48. Então, eu tirei meu aparelho fixo inferior no dia 07/02 e fiquei com a contenção fixa até o dia 04/03 só que ela literalmente descolou do meu dente e minha próxima consulta é no dia 08/03 . Tem problema eu ficar esses 4 dias sem ela??????

    ResponderExcluir
  49. Olá! Gostaria de saber de que tipo de material (ferro, acrílico), não sei, é feito essas contenções?

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.