terça-feira, 23 de julho de 2013

Fitas clareadoras branqueiam mesmo?




Hoje em dia a procura por dentes brancos é constante. E recebo quase sempre os mesmos pedidos: quero os meus dentes brancos e lindos como os dos atores da Globo.
Eu sempre explico que nem sempre se consegue o "branco" dos sonhos e sim uns tons mais brancos. E faço o clareamento profissional em meus pacientes sempre respeitando o desejo deles, mas dentro do possível e da segurança biológica.

Perguntas que me fazem sempre:

As fitas clareadoras clareiam mesmo?
Sim, clareiam. Elas possuem em seu componente o peróxido de hidrogênio, substância responsável pelo clareamento do esmalte dentário. E também provocam sensibilidade.

Você indicaria seu uso?
Não.

Nessa altura do campeonato a pessoa sempre sorri e diz: "Claro que você não recomenda... Você quer que as pessoas façam clareamento com você, para poder ganhar..."

Minha preocupação é  bem outra...
Vou deixar aqui a parte de um texto escrita pelo Dr Alberto Consolaro, professor titular de Periodontia da USP. Esse texto pode ser lido na íntegra no seguinte endereço: http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/15622=21-01-2013/015.PDF

"Em contato com a mucosa, que ao contrário da pele não tem queratina protetora na superfície, o peróxido de hidrogênio potencializa ou ajuda outros produtos químicos, vírus e agentes físicos a induzir o câncer. E não é só na boca, em todas as mucosas como garganta, esôfago, estômago e intestino.

Ao usar o peróxido de hidrogênio como clareador dentário tem que se proteger gengivas e outras partes da boca. Engolir, jamais!


Os danos no esmalte, a saliva e as soluções aplicadas consertam, mas os danos ao DNA podem ser permanentes e só aumentam ao longo da vida e contribuem para o aparecimento do câncer.


Como fazer para clarear os dentes? Clarear dentes requer técnicas e treinamentos profissionais com proteções adequadas e cuidados específicos. Igual cuidar de carros, computadores e telefones. Procure um profissional consciente e treinado que ele deixará seus dentes lindos, claros e brancos, protegerá a sua mucosa e não deixará você engolir o agente clareador químico comprovadamente cocarcinogênico.


Clareador dentário deveria  ser classificado como medicamento, prescrito e aplicado apenas por profissionais em seus consultórios.

Clarear dentes em casa com moldeiras pré fabricadas, enxagues, dentifrícios, princeladas e agora  fitas adesivas "encharcadas" de peróxido de hidrogênio me lembram o Luciano Huck:
- loucura... loucura... loucura!"

Como vocês viram, a minha preocupação com quem faz clareamento caseiro vai muito além de estar com "ciúmes" de clareamentos vendidos em drogarias. É uma preocupação bem séria.
Reflitam.

4 comentários:

  1. These are in fact fantastic ideas in on the topic of blogging.
    You have touched some good things here. Any way keep up wrinting.


    My web-site; como clarear os dentes de forma segura

    ResponderExcluir
  2. Thanks for the comment. But, I would like to know who you are.
    Hidrogen peroxide receives names varios, according
    to the formulation and is dangerous to the health.
    I'm a dentist.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos esclarecimentos, muito bom, eu nunca gostei destas receitinhas mágicas, ou até caseiras que se usa por aí. Para cabelo, pele até uso com cautela, mas para dentes , mucosas, sei lá, não podemos brincar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação! E bom saber realmente como o produto funciona e suas reações a saúde. Antes dente amarelos e saudáveis do que arriscar ter dentes brancos e correr o risco de ganhar um câncer.

    ResponderExcluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.