quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Como cuidar do meu aparelho removível?

Aparelho removível é aquele - como o próprio nome diz - pode ser retirado da boca. São muitíssimos os modelos e várias as indicações. Podem ser confeccionados com resinas coloridas, com os símbolos do time do coração, com o nome da pessoa...

Geralmente são usados por crianças, pessoas em fase de crescimento (ortopédicos) e existe o famoso aparelho removível de contenção.

Quando se tira o aparelho fixo, depois de um longo tempo de tratamento, é necessário colocar aparelho removível de contenção. Para que os dentes "não voltem" ao que eram antes. Não se pode simplesmente tirar o fixo e ficar sem nada...

E como cuidar do aparelho removível?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que esse aparelho deve ser escovado com escova e pasta de dentes cuidadosamente para que não provoque mau hálito. Nunca coloque o aparelho sem escovar na boca, pois resíduos de alimentos no aparelho podem provocar cáries, descalcificações (manchas brancas) e  -acredite se quiser - o tártaro pode se formar e "grudar" no seu aparelho.

Nunca coloque o aparelho sem escovar também os dentes... Cáries e descalcificações podem se formar.

Nunca deixe o aparelho secar. Se for ficar um tempo longo sem usar, deixe (após escovado) dentro de um copo com água limpa. Para tirar o cheiro de saliva, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio na água. Se ficar muito tempo fora da água ou da boca ele resseca e a resina distorce.

Quando se fica muito tempo sem usar o aparelho removível de contenção, corre-se o risco dele não servir mais, por causa da movimentação dentária. Se você ficar 24, 48 horas  sem usar, provavelmente terá dificuldade em colocar o aparelho novamente. E provavelmente os dentes ficarão doloridos. Isso porque ocorreu movimentação.

Procure usar pelo menos 20 h por dia e deixe dentro da caixinha caso tenha que tirar para comer algo. Jamais embrulhe em guardanapos.

Não mexa nos grampos, achando que pode "apertar" sozinho o aparelho. Isso pode fazer o aparelho se quebrar.

O sucesso do tratamento e a boa conservação do aparelho dependem de você!

4 comentários:

  1. magnificent points altogether, you simply gained a new reader.

    What might you recommend in regards to your post that you
    simply made some days in the past? Any sure?
    Look at my website - man utd transfer news 2009

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Qual e o tempo mínimo de tratamento com o aparelho removível??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geovanna.
      O tempo mínimo, mas mínimo mesmo para uso de contenção removível seria 6 meses, usando durante o dia e para dormir... Ou seja, umas 20 horas diárias, tirando só para comer. Abs.

      Excluir

Olá! Assim que possível responderei. Obrigada pela visita. Obs: não respondo por email, somente aqui no blog.