segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aparelho fixo de enfeite

Já me fizeram essa pergunta no consultório algumas vezes e outras  vezes lendo as perguntas do Yahoo Respostas me deparei com a mesma pergunta:



Tem jeito de colocar aparelho fixo só de enfeite?



Muitas vezes a pessoa quer colocar um aparelho fixo porque vai a uma festa ou porque quer aparecer para "alguém". Confesso que não sei as razões psicológicas verdadeiras que originam essa vontade.
Mas o que se passa pela cabeça dessa pessoa? Colar os bráquetes nos dentes superiores (claro!), escolher uma cor vibrante de ligadura, e sair por aí, com um sorriso de orelha a orelha, dizendo para o mundo: "Estou de aparelho fixo"?

Aparelho fixo não é enfeite, é tratamento.
Imagino que você não engessaria sua perna só de enfeite.

Para colocar um aparelho fixo é necessário antes de tudo ter um problema ortodôntico.
E se você tiver um problema ortodôntico, é necessário ir ao ortodontista, que pedirá uma documentação ortodôntica para planejar seu caso. Só então poderá colocar o aparelho.

Mas por que não pode colar só umas pecinhas?


Porque há necessidade de planejamento para o tratamento. Veja bem, aparelho fixo é tratamento e não enfeite.
Você não pode ficar de aparelho fixo sem a manutenção feita pelo dentista. Há possibilidade de acúmulo de placa bacteriana que poderá descalcificar seus dentes, formando manchas brancas. As ligaduras elásticas (borrachinhas coloridas) acumulam muitos resíduos, pelo fato de serem material elástico. Pode haver inflamação gengival, tártaro, sangramento, pus, cárie e até perda dentária,.. Isso sem contar com o mau hálito.
E se sair uma pecinha (bráquete), quem irá colar novamente? E se virar uma bagunça, parecendo uma casa em demolição, como é que fica?

Olha, meu amigo...
Desiste dessa ideia. Não pense em colar aparelho de enfeite, que não fará bem para sua saúde bucal.

Ah, mas eu tenho certeza que se eu procurar um dentista que faça isso, eu vou encontrar.

Claro que vai. Nessa vida tudo que se procura acha... E vai achar mais para a frente todos aqueles problemas bucais que falei.

Eu posso colocar o aparelho e sumir do dentista...

Pois é... Alguns espertinhos acham que isso é uma boa ideia. Se você colocar o aparelho para que ele fique apenas de enfeite e sumir do dentista, você irá sumir só do dentista, porque os problemas gengivais, mau hálito, sangramentos, irão achar você, onde quer que esteja.


Se você realmente possui problemas dentários que requerem o uso de aparelho ortodôntico, faça o tratamento corretamente. Seus dentes irão agradecer. E a sua saúde também.
Fique esperto!


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mordida Aberta

O que é mordida aberta? Quais as causas?
A mordida aberta é a deficiência de contato entre dentes superiores e inferiores, ou seja, os dentes superiores não se encontram com os inferiores. Pode ser na região anterior ou posterior. Pode estar presente na dentição de leite, mista (dentes de leite mais permanentes) ou na dentição permanente.

 As causas são várias, tais como a presença de hábitos -chupeta, mamadeira, sucção de dedo, sucção de objetos estranhos (fraldas, cobertores), roer unhas, pode ser hereditária, devido à respiração bucal, tamanho da língua, presença de síndromes, problemas neurológicos, etc.

 Como é feito o tratamento?
Geralmente é feito com tratamento ortodôntico e tratamento fonoaudiológico. O tratamento ortodôntico é necessário para que aconteça o alinhamento dos dentes e o tratamento fonoaudiológico para que a criança ( ou o adulto) aprendam a posicionar corretamente a língua durante a fala e deglutição.

Quando criança, deverão ser usados aparelhos removíveis comuns ou ortopédicos. Nos adultos o uso deverá ser de aparelhos fixos. No caso da mordida aberta ser provocada por hábitos (chupeta, mamadeira, sucção digital), o hábito deverá ser removido para que se feche a mordida. No caso de crianças até 4 anos mais ou menos, quando a mordida aberta é provocada pelo uso de chupeta/mamadeira, ao se remover o hábito geralmente a mordida se fecha sozinha, mas geralmente tende a se cruzar na região posterior.

Amamentação materna prolongada também provoca mordida aberta, o mesmo acontecendo com o uso prolongado de chupeta ortodôntica. Se você acha que o seu  filho tem mordida aberta, procure um odontopediatra para que seja feito o diagnóstico o mais rápido possível, e também o tratamento o mais rápido possível. Como eu disse, algumas mordidas abertas se fecham sem auxílio de aparelhos, apenas removendo-se o hábito.


Algumas mordidas abertas são mais complicadas. São as mordidas abertas esqueléticas. A mordida aberta esquelética geralmente é acompanhada de uma face longa no adulto. É aquela criança que passou a infância toda com mordida aberta, que possui na família outros parentes com mordida aberta também, e acaba evoluindo para um adulto com mordida aberta esquelética (geralmente hereditário). Bem diferente da mordida aberta apenas dental, pois se nota que ao fechar a boca, a pessoa possui apenas os dentes posteriores "encostando".

http://www.ortociso.com.br/arquivos/33-vanda-aparecida-antes-41410118_g.jpg    
Qual o tratamento da mordida aberta esquelética? Geralmente é orto-cirúrgico. Ou seja, há necessidade de se passar por um tratamento ortodôntico previamente à cirurgia, e estar de aparelho durante a cirurgia.
Mordida aberta antes (caso tratado com cirurgia)

A mesma mordida aberta da foto anterior, após a cirurgia. Ambas as fotos retiradas do site: http://www.ortognatica.com.br/IMAGENS/aberta-depois.jpg



Como a mordida aberta esquelética é devida a um problema esquelético , dificilmente será corrigida apenas com o uso de aparelhos. Quem dará o diagnóstico final será o ortodontista, após examinar a telerradiografia, modelos e aspectos clínicos.


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Gap Teeth (Diastema)

Pois é, o diastema entrou na moda.

No caso diastema entre os incisivos centrais superiores (espaço entre os dentes).

 LindseyWixson, Lara Stone e Georgia May Jagger são algumas das modelos mais famosas da atualidade que possuem diastema, ou como chamam no mundo da moda, GAP TEETH.


Leia mais sobre diastemas em: http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2012/07/diastemas.html  e http://ortodontiaearte.blogspot.com.br/2012/08/como-fechar-um-diastema.html




Evolução dos dentes de leite